Fetraf-RJ/ES e sindicatos filiados enviam moção de apoio ao Programa Mais Médicos

Moção de Apoio ao Programa Mais Médicos


 


A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, que representa os mais de 40 mil trabalhadores desses dois estados, vem, pela presente, manifestar seu pleno apoio ao Programa Mais Médicos, do governo federal, e a todos/as os/as profissionais que aderiram ao programa, sejam eles/as brasileiros ou estrangeiros, de qualquer nacionalidade.


 


Diante do quadro de carência histórica de médicos/as brasileiros que se disponham a trabalhar fora dos grandes centros urbanos do Sul/Sudeste, o programa implementado pelo governo federal visa a tentar diminuir o abandono a que são submetidas as populações desses municípios brasileiros, desassistidas desde sempre de qualquer profissional da área médica e obrigadas a cumprir verdadeira via crucis em busca de atendimento nas cidades grandes mais próximas de suas moradias, que já estão com seu atendimento médico saturado e não contam com estrutura física suficiente para atender a mais demanda.


 


Qualquer iniciativa de política pública que vise a salvar vidas e a melhorar a qualidade de vida da população brasileira terá sempre o nosso apoio irrestrito. Isso não significa que não manteremos nossa crítica construtiva a todas as deficiências que o setor de saúde pública enfrenta no Brasil. A implementação do SUS significou um avanço considerável nas condições de assistência à população, mas reconhecemos que há diversas deficiências que precisam ser sanadas, com vistas a aprimorar o atendimento aos usuários. Continuaremos vigilantes quanto ao uso correto das verbas públicas destinadas à área, cobrando sempre as melhorias que se fazem necessárias para o perfeito atendimento à população. Defendemos não só mais médicos, mas também mais e melhor saúde para todos.


 


Por isso, não aceitamos o posicionamento das entidades médicas brasileiras, que vêm se manifestando publicamente contra a participação dos médicos estrangeiros no programa, tentando impedir que sejam preenchidas as vagas não ocupadas pelo desinteresse dos médicos brasileiros em exercer sua profissão no interior de diversos estados, principalmente das regiões norte e nordeste.


 


E registramos o nosso veemente repúdio às preconceituosas manifestações de racismo contra os médicos cubanos levadas a cabo por diversas entidades e profissionais da área médica, desconsiderando o sentido humanista e humanitário da formação que esses profissionais recebem em seu país.


 


Abaixo o corporativismo individualista e, por consequência, nocivo à população pobre. Viva a vida!


 


Todo apoio ao Programa Mais Médicos!


 


Assinam essa moção as seguintes entidades:


  • Federação dos trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo

  • Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários da Baixada Fluminense

  • Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Campos dos Goytacazes e Região

  • Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro de Itaperuna e Região

  • Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo  Financeiro de Niterói e Região

  • Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Nova Friburgo

  • Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e no Ramo Financeiro dos Municípios de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto

  • Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e Financiários do Município do Rio de Janeiro

  • Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Sul Fluminense

  • Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Teresópolis

  • Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro de Três Rios e Região

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES