Golpe militar faz 50 anos e entidades preparam atividades de “descomemoração”

A CUT-RJ sedia reunião que acontece no próximo dia 10, segunda-feira, às 18h para organizar as atividades de “descomemoração” dos 50 anos do golpe militar de 1964. Sindicatos, partidos políticos, organizações e demais entidades da sociedade civil estão convidados a participar.

O encontro já será o segundo realizado para este propósito. Na reunião anterior, muitas propostas já foram feitas. Entre as entidades que já definiram agenda está a Comissão Estadual da Verdade, que pretende fazer um ato político-cultural no dia 13 de março, data do célebre discurso proferido por Jango na Central do Brasil e que é considerado o fato que precipitou a deflagração do golpe. Outras entidades já manifestaram-se interessadas em construir esta atividade, mas questões de agenda e organização ainda estão em aberto. A maioria das entidades também é favorável à realização de uma atividade no dia 1º de abril para marcar a data de início do regime militar.

A Comissão Estadual da Verdade convida também para o primeiro Fórum de Participação, que acontece dia 14, às 15h, no auditório da CAARJ (Av. Marechal Câmara, 210, 6º andar). A CEV está organizando seus próprios eventos, mas convida as demais entidades a construírem uma agenda pública unificada com todas as atividades para a “descomemoração” do cinquentenário do golpe.


 

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES