Grandes bancos brasileiros já demitiram mais de 12 mil

Já passa de 12 mil o número de demissões feitas pelos bancos no ano de 2020. Muitas delas, em plena pandemia e descumprindo um compromisso firmado de não-demissão neste período.

O movimento sindical bancário, que já vem fazendo atos e manifestações que denunciam essas demissões e desligamentos, irá intensificar os protestos.

Além de alertar a população (que também sofre, já que o atendimento diminui e fica mais demorado), esta campanha contra as demissões também servirá como uma denúncia, já que os bancos não estão cumprindo o acordo feito na mesa de negociação com o Comando Nacional dos Bancários, no início da pandemia.

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, em parceira com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), além de dar o suporte necessário para os sindicatos filiados de sua base, irá veicular um comercial na TV Bandeirantes. O comercial irá mostrar e expor a postura infeliz dos bancos.

Nilton Damião Esperança, Presidente da Fetraf RJ/ES, diz que conta com a colaboração de todas e todos os dirigentes sindicais nesta campanha: “Sinto que todos os sindicatos estão engajados e empenhados em mostrar, seja em atos presenciais, seja em campanhas virtuais, o descaso dos grandes bancos. É preciso afirmar o óbvio. Que a pandemia ainda não acabou. Não podemos admitir que trabalhadores que estão, desde o início da pandemia, na linha de frente, colocando seus parentes em risco, sejam demitidos de uma hora para outra e nesse momento de crise.”