IRPF: quem declarar até 10 de maio pode receber restituição no 1º lote

Os brasileiros que ainda não realizaram a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) 2023 podem agilizar este processo a fim de estarem entre aqueles que irão receber a restituição ainda no primeiro lote. O primeiro pagamento será feito no dia 31 de maio, mesmo dia em que se encerra o prazo para a entrega da declaração.

Se você quiser estar contemplado no primeiro lote da restituição deve enviar a declaração até o dia 10 de maio de 2023. Este prazo é também a data máxima de envio da declaração para quem optar por pagar os impostos com débito automático na primeira cota, ou na cota única.

A Receita Federal orienta os contribuintes que já fazem parte da lista de prioridades a também enviarem as suas declarações dentro deste mesmo prazo.

Já fazem parte da lista de prioridades do recebimento das restituições os contribuintes idosos com mais de 80 anos, seguidos dos contribuintes idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência ou portadoras de doença grave. Na sequência estão os contribuintes que vivem com a maior parte da renda proveniente do magistério.

Neste ano os contribuintes que escolheram entregar a declaração a partir do modelo pré-preenchido disponibilizado pela Receita Federal, assim como aqueles que optaram pelo Pix como forma de recebimento da restituição, também estarão entre as prioridades de pagamento.

Além do primeiro lote que está agendado para o dia 31 de maio, a Receita irá pagar outros quatro lotes, que cairão nas contas dos contribuintes nos dias 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto e 29 de setembro, respectivamente.

O acerto de contas com o leão começou no dia 15 de março deste ano e segundo informações divulgadas pela Receita Federal, até o final do prazo de envio são esperadas 39,5 milhões de declarações.

Fonte:Brasil de Fato