Jornada Nacional pela Democracia ocupa ruas do país no próximo dia 31

A Frente Brasil Popular e a Frente Brasil Sem Medo, que reúnem dezenas de entidades dos movimentos popular e sindical, convocam para uma grande Marcha a Brasília no próximo dia 31. Atos também estão sendo organizados em todo o país, em ruas e praças. O objetivo da Jornada Nacional é defender o Estado Democrático de Direito e repudiar retrocessos.

Os principais eixos da Jornada Nacional pela Democracia são a resistência ao golpe de Estado que se desenha e o repúdio à atual política econômica do governo e à reforma da Previdência. A expectativa dos organizadores é que as manifestações sejam, no mínimo, iguais às realizadas no dia 18 de março.

Vale lembrar que 31 de março é a véspera – e data oficial – da deflagração do golpe de 1964 que instaurou a ditadura no Brasil.

A Fetraf-RJ/ES enviará a Brasília diretores de sua Executiva. Vários sindicatos filiados também enviam dirigentes. Aqueles sindicalistas que não puderem ir à capital federal devem participar dos eventos locais. No Rio de Janeiro, a manifestação será no Largo da Carioca, a partir das 16h.

Mapa

Foi lançado no último domingo o Mapa da Democracia (mapadademocracia.org.br), site que informa sobre o andamento do processo de impeachment na Câmara dos Deputados. O processo só pode ser aberto se houver comprovação de que a presidenta cometeu de crime de responsabilidade. Dilma não é sequer acusada, mas há uma forte articulação para apeá-la do poder. O Mapa da Democracia faz contagem regressiva para a sessão da Comissão do Impeachment que analisará o processo de impeachmente contra a presidenta. Há também informações sobre o número mínimo de votos para aprovação pela comissão e os nomes dos deputados que já manifestaram posição a favor do golpe, contra o golpe ou indecisos. O site ainda disponibiliza os contatos dos deputados, para que a população possa enviar correspondência para pressioná-los a votar contra o golpe.