Justiça determina atualização e liberação de valores do BB ao Banco Central em ação do Sindibancários/ES

Em decisão publicada no último dia 27 de março, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES) determinou que a contadoria da Justiça atualize os valores da planilha referente à ação do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo (Sindibancários/ES), filiado à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES), que cobra abonos relativos à equiparação salarial dos empregados do Banco do Brasil ao Banco Central.

O juiz também delibera que, após a atualização, os valores sejam depositados na conta do Sindicato para que a entidade repasse aos beneficiários da ação.

A decisão é resultado da petição protocolada pelo Sindicato em fevereiro solicitando a liberação dos valores depositados conforme último cálculo homologado, a atualização do débito e a intimação do banco para que deposite o valor que ainda falta. A ação do Sindicato foi movida em 1989 e transitou em julgado no Tribunal Superior do Trabalho (TST) em 1999, que deferiu o pagamento da parcela “abono especial” no período de outubro de 1987 a março de 1988.

PAGAMENTO

Para realizar o pagamento a cada bancário beneficiário da ação, é preciso aguardar o retorno dos autos da contadoria com os valores atualizados e a expedição do alvará, o que levará em torno de seis meses.

Para consultar se o seu nome ou de um bancário já falecido está contemplado e qual o valor a ser recebido, envie um e-mail com seus dados pessoais – nome, RG, CPF e telefone — para a Secretaria Jurídica do Sindicato ([email protected]), solicitando a informação.

Fonte: Sindibancários/ES