Livro traça histórico da participação das mulheres na política brasileira

Desde a breve regência da imperatriz Leopoldina, em 1827, até a eleição de Dilma Roussef em 2010, passando pela conquista do voto feminino em 1932, a participação das mulheres na vida política do país é relatada no livro “Mulheres no poder: trajetórias na política a partir da luta das sufragistas”. Escrito por Schuma Schumaher e Antonia Ceva, o livro é fruto de uma pesquisa, que começou em 2009, sobre a atuação feminina na política.

A publicação se debruçou sobre registros históricos pouco conhecidos e resgatou informações, com foco principal sobre a luta de mulheres como Leolinda Daltro, Bertha Lutz e Almerinda Gama pelo direito ao voto e sobre a ainda reduzida representação feminina no Congresso Nacional. O objetivo das ao desenvolver a pesquisa que deu origem ao livro foi promover uma mudança de mentalidade arraigada na sociedade e na cultura brasileiras e valorizar e estimular a maior representatividade das mulheres nos espaços de poder, superando preconceitos e atitudes discriminatórias.

O livro será lançado no próximo dia 30, a partir das 18h, no auditório do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro. A entrada é franca.