Maioria das bases sindicais aprovam ACT da Caixa; acordo será assinado segunda (16/9)

Sindicatos de bancários de todo o país realizaram assembleias de empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal, nos últimos dias 11 e 12 de setembro, e aprovaram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Caixa Econômica Federal.

O documento será assinado na segunda-feira (16), a partir das 14h, e o banco prometeu efetuar o crédito da parcela de antecipação da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) na terça-feira (17).

Nos Sindicatos da base da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), Baixada Fluminense e Espírito Santo rejeitaram as propostas de acordo.

A Baixada Fluminense, o Sindicato irá avaliar o resultado e aguardar a orientação do Comando Nacional.

Já no Espírito Santo, nesta sexta-feira (13), os bancários capixabas da Caixa são convocados para plenária virtual às 19 horas para organizar o movimento grevista.

BRASIL

Até o fechamento desta matéria, das 140 bases sindicais do país, 107 tinham aprovado o acordo, incluindo São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Ceará e Porto Alegre, que são as maiores bases sindicais da Caixa no país. Alguns sindicatos ainda não tinham concluído suas assembleias. Outros farão somente nesta sexta-feira. A proposta havia sido rejeitada em apenas 9 bases até o fechamento da matéria.

A aprovação do acordo nas assembleias, ajudam a garantir não apenas os avanços obtidos nas negociações deste ano, mas também direitos históricos, conquistados ao logo dos anos, que estavam em risco após o término da vigência do ACT/Caixa 2022-2024, que perdeu a vigência em 31 de agosto.

A Caixa havia prometido manter os direitos nele definidos (ultratividade) somente até terça-feira (17).