Manifesto em favor da legalidade democrática

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, que representa os mais de 40 mil trabalhadores bancários desses dois estados, vem, pelo presente, manifestar a sua intransigente defesa da democracia e da legalidade, diante da deflagração do processo de impeachment da presidente Dilma Rousself (PT) pelas mãos suspeitíssimas do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

É lamentável que um parlamentar político denunciado na Operação Lava Jato, acusado de corrupção e flagrado em pleno controle de contas bancárias na Suíça – a respeito das quais mentiu deslavadamente na CPI da Petrobras –, que está sob julgamento do Conselho de Ética da Câmara, com risco eminente de ter seu mandato cassado por quebra de decoro parlamentar, use de chantagem política para tentar se manter vivo politicamente.

O país está enfrentando uma grave crise econômica e política, e a atuação irresponsável do presidente da Câmara tem contribuído, e muito, para o seu agravamento. Por sua iniciativa, foram aprovados projetos parlamentares que geram retrocesso de direitos e garantias e estimulam a violência em suas diversas formas.

Enquanto tenta se livrar das diversas acusações que pesam sobre ele, Eduardo Cunha manipula politicamente a pauta das votações na Câmara, criando um ambiente de conflito com o Executivo, o que, inevitavelmente, prejudica o país e, por consequência, a classe trabalhadora, colocando em risco conquistas e empregos.

A FETRAF RJ/ES reafirma o seu compromisso com a legalidade democrática.

 

Nilton Esperança
Presidente