Movimento Sindical realiza pesquisa sobre Síndrome de Burnout

O movimento sindical bancário, juntamente com a Universidade Católica de Petrópolis, está realizando uma pesquisa para estudar a Síndrome de Burnout.

A Síndrome de Burnout representa atualmente um transtorno de enorme prevalência na atualidade, pouco conhecido e, portanto, subdiagnosticado, gerador de outras morbidades, motivo de um número crescente de afastamentos no trabalho com consequências na saúde, nas organizações de trabalho e nos enormes gastos públicos com seu tratamento. E apresenta crescimento expressivo entre bancários e bancárias. A síndrome define-se por sintomas como o esgotamento físico e psicológico, o distanciamento afetivo dos demais, certa insensibilidade ou perda do sentido do eu e baixa realização profissional, caracterizada por sensações e sentimentos de baixa autoeficácia e baixa autoestima.

A pesquisa investigará a relação entre conflitos de valores pessoais e éticos e alterações de identidade na Síndrome de Burnout em bancários e bancárias, como por exemplo o distanciamento entre identidade pessoal e profissional, sentimento de vazio, de perda de contato com as próprias vontades, o automatismo e rigidez no comportamento, sentimentos de incapacidade de refazer a vida fora da instituição Bancária e sensações de recusa involuntária à ida ou permanência no ambiente de trabalho.

Para participar da pesquisa, acesse o link: https://forms.gle/TTaD9f8QzGeTYvXW8

PARTICIPE!