Mulheres do Kuweit participam de eleições pela primeira vez

Por Haitham Haddadin (Com reportagem de H. Hashim Ahmed)


KUWEIT – As mulheres fizeram história no Kuweit nesta terça-feira, votando e concorrendo a cargos pela primeira vez em uma eleição local desde que o país concedeu a elas o direito ao voto, no ano passado.
As urnas foram abertas às 8h (2h, horário de Brasília) para o preenchimento de uma única vaga no Conselho Municipal, formado por 16 membros. Os outros integrantes foram eleitos e designados no ano passado.
“Hoje é a maior festa que estamos esperando por mais de 40 anos”, disse à Reuters Khaleda al-Khadher, uma das duas mulheres candidatas, em um posto eleitoral no subúrbio de Salwa.
“Esta é a primeira vez que mulheres do Kuweit podem mostrar aos homens que somos capazes, e é importante fazermos o melhor possível e deixar o resultado das urnas para Deus”, afirmou Khadher, usando um vestido preto no estilo conservador islâmico.
Cerca de 28 mil eleitores, incluindo 16 mil mulheres, poderão votar para escolher entre os oitos candidatos.
Em maio passado, o Parlamento aprovou uma lei garantindo o direito ao voto às mulheres, que lutaram por isso por mais de quatro décadas.
A eleição desta terça-feira abre caminho para mulheres participarem das eleições parlamentares de 2007, que serão as primeiras desde que o novo emir do Kuweit, o xeique Sabah al-Ahmad al-Sabah, assumiu o governo, depois da morte do seu meio-irmão.
O primeiro-ministro Nasser al-Mohammad al-Sabah disse em declarações publicadas nesta terça-feira que a participação política das mulheres vai melhorar a posição internacional do Kuweit.
“Estamos orgulhosos e honrados”, disse.


 

Fonte: Reuters