NOTA DE FALECIMENTO

Aos 89 anos morreu no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (22), o advogado e ex-deputado federal, Antonio Modesto da Silveira.

Nascido em Minas Gerais, Modesto era filho de lavradores sem terra, e teve de ganhar a vida como lavrador e ajudante de carro de bois. Aos nove anos, era operário de pedreira, voltando, por vezes, à lavoura. Foi engraxate, lenhador e guia do cego Benedito Fonseca, que o ajudou a entrar na escola. Tornou-se advogado e para tocar a vida no começo da carreira, foi também da Marinha Mercante, professor, tradutor e jornalista. Ao se formar em Direito, quase à época do golpe de 64, dedicou-se à defesa dos presos e perseguidos políticos.

Modesto da Silveira foi um ardoroso militante na luta pelos Direitos Humanos no Brasil. Foi perseguido por sua atuação corajosa e sequestrado por agentes do DOI-CODI.

Nos tribunais, foi precursor da pregação da anistia ampla, geral e irrestrita aos perseguidos políticos. Já no declínio da ditadura, foi o candidato da esquerda mais votado para Deputado Federal do Rio de Janeiro. Em seu mandato, encaminhou o projeto que deu origem à Lei da Anistia.

O velório do histórico advogado será realizado nesta quarta-feira (23), a partir das oito horas da manhã na sede da OAB/RJ. O sepultamento será realizado também nesta quarta no cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, às 16 horas.

 

Fonte: Grupo Tortura Nunca Mais e Agência Petroleira de Notícias (APN)