NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu na madrugada desta quinta-feira, 02, aos 70 anos, a desembargadora e professora de Direito Salete Maria Polita Maccalóz. A magistrada lutava contra um câncer no pulmão e morreu no hospital Samaritano, em Botafogo, Rio de Janeiro. Haverá um velório na sexta-feira, 03, no cemitério São João Batista, capela 1, entre 09h e 13h. Em seguida, o corpo será trasladado para sua cidade natal, Soledade, no Rio Grande do Sul, onde será sepultado no cemitério local.

Graduada em 1972, pela PUC-RS, foi nomeada juíza do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio de Janeiro) em 2009. Com Mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-RJ e Doutorado em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ, teve também importante carreira docente. Ocupou as cadeiras de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdência Social da Faculdade Nacional de Direito, da UFRJ. Também teve passagens, como docente, pela UERJ, PUC-RJ e PUC-RS. Publicou 13 livros e 37 monografias e ministrou 20 cursos de pós-graduação ao longo de sua carreira.

A desembargadora do trabalho e professora Sayonara Grillo, escreveu o seguinte depoimento em sua página do Facebook: “Dia triste para os colegas da Faculdade Nacional de Direito que tiveram a oportunidade de conviver com a professora Salete Maccalóz, com sua personalidade marcante, seu profundo amor pelo Direito do Trabalho, respeito pelas lutas sociais, pelos vulneráveis, idosos, aposentados, servidores públicos. Feminista, desde sempre. Professora marcante e inspiradora de gerações de trabalhistas cariocas. Salete, presente!”

A Fetraf-RJ/ES lamenta o falecimento da desembargadora Salete Maccalóz e envia suas condolências à família e aos amigos da magistrada.