PALESTRA: Rejuvenescer a representação


A constatação de que a categoria bancária está cada vez mais jovem preocupa os sindicalistas, que não vêem esta tendência se reproduzir na representação sindical. Mas uma iniciativa inovadora desenvolvida pelo Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais traz alento e muitas ideias aos dirigentes bancários. Esta experiência foi apresentada durante um evento realizado na Federação no último dia 28. A coordenadora do projeto Senge Jovem, Karla Gonçalves, esteve na sede da entidade demonstrando o projeto.


Karla já havia apresentado o Senge Jovem a sindicalistas de toda a América Latina durante a 3ª Conferência Regional da UNI-Américas realizada em Montevideo, Uruguai, em dezembro de 2012. Na ocasião, o vice-presidente da Federação, Nilton Damião Esperança, ficou impressionado com a iniciativa e percebeu o quanto ela poderia ser inspiradora para os bancários. “Sabemos que é preciso atrair os jovens para as discussões sindicais e políticas, mas ainda não conseguimos definir a maneira de fazer isso. A experiência do Senge Jovem nos traz algumas ideias interessantes e considerei importante convidar a coordenadora do projeto para expor o projeto aos nossos sindicalistas”, esclarece Nilton.


A coordenadora do projeto é estudante de Engenharia Civil e faz estágio numa grande empreiteira. Mas não descuida do Senge Jovem, que tem núcleos espalhados em vários pontos do estado de Minas Gerais. “Percorremos todas as faculdades de engenharia. Onde conseguimos sensibilizar estudantes montamos núcleos. E hoje temos reuniões regulares que reúnem bastante gente”, relata Karla.


A via encontrada pelo Senge-MG para atrair os jovens foi se aproximar dos estudantes de engenharia. “Nós oferecemos cursos e oficinas que oferecem capacitação profissional e também promovemos visitas técnicas a empresas importantes. Como os estudantes têm dificuldade de conseguir estas oportunidades, principalmente no interior, isso facilita nossa aproximação” relata Karla. A partir do primeiro contato, os futuros engenheiros podem se filiar ao sindicato como sócios-aspirantes, sem pagar nenhuma taxa, mas com acesso a todos os benefícios e convênios que são oferecidos aos profissionais formados. “Quando se formam, se quiserem, os jovens podem continuar filiados, como sócios efetivos”, acrescenta Karla.


Esforço de renovação


Mas nem só de cursos se faz o projeto. “Desde agosto de 2012 começamos a investir na formação política dos participantes do Senge Jovem. E o plano para 2013 é continuar investindo nesta linha, para renovar o movimento sindical dos engenheiros no estado”, relata a coordenadora. Embora seja sócia-aspirante, por ser responsável pela coordenação do projeto Karla tem assento nas reuniões da diretoria do sindicato.


Outra iniciativa que o Senge-MG adotou para renovar o movimento foi incluir no estatuto a garantia de reserva de 10 % de vagas na diretoria para jovens. “Foi estabelecido um critério para garantir que os recém-formados possam se candidatar. E a diretoria atual já está contactando jovens engenheiros para comporem a chapa para as próximas eleições”, informa Karla.


O exemplo do Senge-MG é interessante e já produziu frutos: o sindicato do Paraná também está montando seu projeto jovem. “Sabemos que as características de nossa categoria são diferentes e trazem desafios que não são resolvidos pelo modelo dos engenheiros mineiros. Cabe ao movimento sindical bancário encontrar um caminho para atrair os jovens trabalhadores dos bancos para participarem efetivamente dos sindicatos”, provoca Paulo de Tarso, diretor da Federação.

Fonte: Da Redação – FEEB-RJ/ES