Na última sexta-feira, sindicalistas do coletivo do Itaú do Seeb-Rio fizeram uma panfletagem na Praia Vermelha, na praça onde fica a estação do Bondinho do Pão de Açúcar. O objetivo foi informar os turistas, através do panfleto bilíngue – Português/Inglês – sobre a política de demissões do banco Itaú, um dos principais anunciantes da Copa do Mundo. O material também informava sobre a lucratividade recorde do banco, o assédio moral, as metas abusivas e as taxas de juros e tarifas exorbitantes cobradas pelo banco.
A receptividade dos turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros, foi ótima. Além de lerem o panfleto, os visitantes pediam mais detalhes aos sindicalistas presentes e ficaram estarrecidos com as informações que receberam. Os brasileiros já tinham conhecimento de alguns dos problemas que afetam os clientes, mas ficaram chocados com o número de demissões. Os de fora se mostraram impressionados com as informações prestadas pelos dirigentes sindicais.
Alguns turistas nem esperavam a distribuição dos panfletos bilíngues e já buscavam os panfletos com os sindicalistas. Até os brasileiros ficaram perplexos com a relação de lucratividade e assédio moral nos bancos. “As pessoas que esperavam para subir no bondinho conversavam sobre as informações que estavam no panfleto. Uma turista brasileira chegou a perguntar: ‘Então fazem vocês baterem metas e depois demitem, mesmo com muito lucro?’ Outra chegou a reclamar da quantidade reduzida de funcionários dos bancos”, relata Jô Portilho, diretora da Contraf-CUT da base do Rio, que participou do ato.
Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES