Paralisação em Campos, reintegração em Angra

O Sindicato dos Bancários de Campos dos Goytacazes e Região retardou por duas horas a abertura das agências do Santander nesta sexta feira, dia 02. As cinco agências do banco no município-sede só abriram ao meio-dia como forma de protesto pelas péssimas condições de trabalho a que os funcionários do banco estão submetidos.


Hugo Diniz, presidente do sindicato, informa que as agências do Santander estão com falta de funcionários e sobrecarga de trabalho. “O banco fez demissões em massa em dezembro de 2012 e o pior é que, em vez de preencher essas vagas, novas dispensas estão acontecendo. Esse descaso do banco com o emprego, mais as metas abusivas para a venda de produtos, agravaram as condições de trabalho, gerando estresse e adoecimento de funcionários. Isso se reflete na qualidade do atendimento a população”, critica Diniz. O sindicalista acrescenta que esta é a razão dos protestos, que reivindicam o fim das demissões, da rotatividade e das metas abusivas, combate ao assédio moral, melhores condições de saúde, segurança no trabalho, igualdade de oportunidades valorização dos aposentados e contratação de mais funcionários, para acabar com as filas e melhorar o atendimento. “Mas o descaso do banco é tão grande que após a paralisação de 02 horas que fizemos, mais uma funcionária foi demitida”, acrescenta o presidente do sindicato.


O sindicalistas presentes ao ato aproveitaram para esclarecer funcionários e clientes sobre os riscos do PL 4330, conhecido como PL da terceirização, que traz para milhões de trabalhadores formais o risco iminente de se tornarem prestadores de serviços eventuais, em condições precarizadas.


De volta


O Sindicato dos Bancários de Angra dos Reis comemora a reintegração da bancária Maria Dilza Martins Calado, funcionária do HSBC, que foi demitida em 21 de maio. Portadora de LER/DORT, a bancária acionou o banco através do sindicato e obteve liminar determinando sua reintegração. Maria Dilza reassumiu seu posto na agência na última quinta-feira, 1º de agosto.

Fonte: Fetraf-RJ/ES, com Seeb Campos e Seeb Angra dos Reis