Petrópolis: agência da Caixa sem acessibilidade poderá pagar R$ 50 mil de multa

A agência Imperial da Caixa em Petrópolis funciona num prédio tombado de cinco pavimentos e o único elevador não funciona regularmente desde o final de 2015. O Sindicato dos Bancários de Petrópolis já fez diversas reclamações e até paralisou a unidade no último dia 15, em protesto contra a situação.

Na ocasião, veículos de imprensa – dois jornais e uma emissora de TV local, mais uma emissora nacional e um grande portal de notícias – fizeram a cobertura da atividade, ressaltando os problemas da agência. Os sindicalistas aproveitaram que a atividade chamava a atenção de clientes e usuários e os orientaram a também denunciar o problema aos órgãos de defesa do consumidor.

Mas o Sindicato dos Bancários não se limitou a procurar a Caixa e paralisar a unidade. “Encaminhamos denúncia ao Procon, ao Ministério Público Federal e à Superintendência Regional do Trabalho. A situação é muito grave e decidimos denunciar a todos os órgãos que podem intervir, cercamos por todos os lados”, esclarece Marcos Alvarenga, presidente do Seeb-Petrópolis.

O Procon foi o primeiro órgão a agir. Em visita à unidade, emitiu notificação e deu prazo para regularização da situação, do contrário a unidade deveria pagar uma multa de R$ 50 mil.

escadariaCEF_PetropReforma demorada

Diante das primeiras reclamações do Sindicato dos Bancários, a Caixa chegou a procurar solução para o problema, mas a parte defeituosa do elevador precisaria ser encomendada, já que não há peças de reposição para o modelo, que é muito antigo. “Depois de instalada a peça nova, o elevador só funcionou por dois dias, e deu defeito novamente”, informa Alvarenga.

A solução definitiva é a reforma completa do elevador, mas a obra pode durar até sete meses. “O ideal é que a agência funcionasse em outro local neste período, mas a Caixa considera não há imóveis adequados ao porte da agência na região”, informa o presidente do sindicato. A solução encontrada foi instalar um guichê para o atendimento preferencial no térreo. “Mas, mesmo que os idosos, pessoas com deficiência e gestantes estão atendidos por esta medida, os demais clientes ainda têm que usar as escadas. Para os bancários da unidade é anda pior, porque às vezes é preciso ir de um andar para o outro várias vezes por dia”, critica o sindicalista.

Prorrogada

Assim que instalou o caixa para atendimento preferencial no térreo e definiu a realização da obra para modernização do elevador, a Caixa enviou correspondência ao Procon solicitando que prazo para regularização do problema fosse ampliado. O órgão de defesa do consumidor acatou o pedido e estendeu o prazo em trinta dias. “Mas o coordenador do Procon municipal, Jorge Badia, destacou que a ampliação do prazo não quer dizer que não haverá multa. Ele ainda lembrou que poderá haver reclamações dos consumidores neste período”, relata Marcos Alvarenga. O Procon pediu cópia do projeto de reforma do elevador para anexar ao processo.

Segundo a Caixa, o pregão para contratação da empresa que fará a reforma será no próximo dia 26 e o início da obra está previsto para março. Segundo informações fornecidas ao sindicato pela gerência da unidade, o acesso também será modificado, eliminando os degraus que é necessário subir para chegar à porta do elevador.