Petrópolis: BB reduz número de funcionários e sindicato fecha agência

A agência Cidade Imperial do Banco do Brasil, no centro de Petrópolis, não funcionou nesta sexta-feira, dia 17. A agência foi paralisada pelo Sindicato dos Bancários em protesto contra a redução de dotação da agência, que perdeu um escriturário. Com a extinção da vaga, a unidade passou a ter somente 11 funcionários.

A medida faz parte de uma determinação do BB de readequar as dotações de suas unidades em todo o país. Infelizmente, na grande maioria das agências onde a dotação foi alterada tiveram redução do número de funcionários. Na base de Petrópolis, houve três reduções em três agências: Itaipava, Imperador e Cidade Imperial.

Essas reduções nos números de funcionários nas agências do Banco do Brasil vão na contramão do lucro e do constante crescimento do banco. Apenas nos três primeiros meses de 2016, o BB lucrou R$ 2,359 bilhões. No ano passado o banco lucrou R$ 14,4 bilhões, uma média de R$ 1,2 bilhões ao mês. O Banco do Brasil é o maior banco do país, com ativos superando a cifra de 1,5 trilhões de Reais.

Mais ou menos?

A readequação envolve também a criação de agências Estilo exclusivas para os clientes de alta renda. Uma unidade deste segmento deveria ser inaugurada em Petrópolis em agosto de 2016, mas, depois de quase um ano de obras, com pagamento de um aluguel de R$ 80 mil mensais, a agência pode não ser inaugurada. “Se o banco pode pagar um valor tão alto para alugar um imóvel por quase um ano e depois desistir da abertura da unidade, não é o salário de um escriturário que vai provocar prejuízos irrecuperáveis”, critica Marcos Alvarenga, funcionário do banco e presidente do SindBancários Petrópolis.

O escriturário não será demitido, mas está como quadro excedente da agência e pode ser transferido para outro local de trabalho a qualquer momento. O problema é que a unidade recebeu no início deste ano uma carteira de Pessoa Jurídica, o que provoca aumento da demanda por serviços. Na ocasião, a dotação aumentou em duas vagas, mas, agora, uma foi eliminada. “É muito trabalho para pouca gente. O banco diz que a agência ganhou dois funcionários, mas o que houve mesmo foi aumento de trabalho. O aumento de dotação que aconteceu há alguns meses foi proporcionalmente menor que o incremento da carteira”, esclarece o dirigente.

Para Alvarenga, os resultados positivos que o BB vem obtendo são motivo mais que suficiente para que o banco passe a adotar uma política de contratação de funcionários, ajudando a diminuir o desemprego no Brasil. Com novas contratações, será possível também reduzir a sobrecarga de trabalho que sofrem os atuais funcionários e melhorar a agilidade e qualidade no atendimento aos clientes e usuários. “Há milhares de pessoas aprovadas em concursos esperando uma oportunidade que nunca chega. É inaceitável que uma instituição sólida, lucrativa e centenária como o Banco do Brasil aja desta forma. O banco tem obtido lucros recordes a cada ano, mas insiste em não reconhecer e valorizar o trabalho de seus funcionários. E ainda precariza o atendimento aos clientes, que perdem horas preciosas de suas vidas numa fila”, acrescentou o sindicalista.