Petrópolis: Sindicalistas dão o sangue durante a greve

Os banqueiros, mais do que nunca, demonstram uma postura irresponsável e intransigente, não só com os seus funcionários, mas também com seus clientes e usuários. Nessa quarta-feira, dia 21/10, no 16º dia da greve dos bancários, diretores do SindBancários Petrópolis resolveram fazer uma campanha de doação de sangue.

“A ideia de fazer uma campanha de doação de sangue já vinha sendo pensada bem antes da greve. Durante a greve a ideia voltou e, ao vermos que o Hospital Santa Teresa necessitava de doações, resolvemos colocá-la em prática, aproveitando toda a visibilidade que a greve dos bancários atrai, não só na imprensa, como entre a população em geral”, disse o Presidente do Sindicato, Marcos Alvarenga. “O objetivo é conscientizar e sensibilizar a todos sobre a importância da doação, incentivando-os a realizarem esse ato que, literalmente, salva vidas!”, concluiu Alvarenga.

Com o mote “Enquanto os banqueiros sugam nosso sangue, o bancário doa! Doe também!”, os diretores colaram nas agências, além dos cartazes de “Bancários em Greve”, outros cartazes incentivando a doação. E, no final do piquete, parte da diretoria foi doar sangue no Hospital Santa Teresa. “O único banco que os bancários não querem fechar é o Banco de Sangue”, disse Alvarenga. Vale lembrar que apenas 1,8% da população brasileira é doadora de sangue, enquanto o percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que entre 3% e 5% pratiquem este ato solidário.

O Hospital Santa Teresa é o responsável pelo fornecimento de todos os hospitais de Petrópolis, incluindo duas unidades de pronto-atendimento (PS) e dois sanatórios, realizando 600 transfusões por mês.

Doar é muito simples! Basta comparecer à unidade (situada à Rua Paulino Afonso nº 477, Bingen), que funciona todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h (o Banco de Sangue oferece estacionamento gratuito para doadores). Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos. O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento e, quem fez endoscopia, deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

O Sindicato pede a todos aqueles que possam ser doadores, principalmente aos bancários, que reservem uma pequena fração de tempo de suas vidas, para ajudar a salvar a vida de alguém.

 

 

Fonte: Seeb-Petrópolis