Presidente da Fetraf RJ/ES participa da mesa de abertura da 24ª Conferência Nacional

A 24ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, com o tema “Um país + justo pra gente, este é o Brasil que a gente quer” começou nesta sexta-feira (10) e segue até domingo (12) tendo como principal missão a definição da minuta de reivindicações da Campanha Nacional dos bancários e o plano de lutas da categoria até 2023.

O Presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), Nilton Damião Esperança, participou da mesa de abertura do evento.

Delegados de Sindicatos dos Bancários da base da Fetraf RJ/ES, eleitos na Conferência Interestadual, também participam do evento.

As decisões serão tomadas a partir das propostas apresentadas pelas bases sindicais de todo o país, que vêm sendo debatidas pelas conferências estaduais e regionais, e nos congressos e encontros de bancários de bancos públicos e privados. Também foi realizada uma Consulta Nacional, que mobilizou mais de 35 mil bancários e bancárias de todo o Brasil, para a definição das reivindicações mais importantes que estarão na pauta da categoria. O evento está sendo realizado de forma híbrida, com participação no local, em São Paulo, e de forma remota, por uma plataforma eletrônica de videoconferência e de votação.

Em sua fala, Nilton Damião saudou todas e todos os presentes e comentou sobre a situação que o país atravessa, com um governo que só pensa em retirar direitos histórico dos trabalhadores e que não preza pela democracia. Também falou da categoria bancária, que vem sofrendo diversos ataques, principalmente, aos bancos públicos. “Eu acho que é o momento de união. Este é o momento propício para isso. É a única maneira de derrotarmos este governo.”

O Presidente da Fetraf RJ/ES também parabenizou Juvandia Moreira, Presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), pela realização do Congresso realizado anteriormente, citando a importância da unidade. Também parabenizou os representantes da cada Sindicato presente e, em especial, aos Sindicatos dos Bancários que compõem a base da Federação, que completou 64 anos, recentemente: Angra dos Reis, Baixada Fluminense, Espírito Santo, Itaperuna, Macaé, Nova FriburgoTrês Rios.

“Nossa Federação é de luta. Sempre defendeu a unidade, a união, de todas as trabalhadoras e trabalhadores, independente de serem bancários, ou não.”

Depois que a Conferência Nacional definir a pauta de reivindicações, sindicatos da categoria realizarão assembleias em todo o país para aprová-la. Em seguida, a minuta será entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para o início das negociações da Campanha Nacional dos Bancários. O objetivo é negociar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e os Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) específicos dos bancos públicos, uma vez que os mesmos têm vigência até o dia 31 de agosto. A data-base da categoria é 1º de setembro.

IMPORTANTE

Todas as delegadas e todos os delegados que participarem presencialmente deverão apresentar comprovação de vacinação contra a covid-19 (passaporte vacinal) no ato do credenciamento. Também deverão apresentar o comprovante de teste negativo, do tipo antígeno, contra a covid-19, realizado em até três dias antes do credenciamento.