Santander demite 5 caixas por justa causa em Porto Alegre

De uma tacada só, foram 5 caixas demitidos por justa causa em uma agência no centro de Porto Alegre – sendo um lotado no PAB vinculado à unidade. A alegação do banco é de que os funcionários descumpriram norma interna ao abrirem contas de poupança vinculadas às contas correntes de clientes da unidade. O que o Santander não informa é que esta atitude dos caixas foi motivada pela pressão para atingimento de metas.

A infração de que os bancários são acusados teria sido investigada internamente pelo Santander. A poupança vinculada funciona como uma conta corrente com rendimentos. Os depósitos são feitos sob ordem do cliente, mas os saques podem acontecer automaticamente toda vez que o saldo da conta corrente não for suficiente para uma operação. “São bancários jovens e com pouco tempo de casa, têm entre 1 e 3 anos de banco. A pressão tem sido muito grande e, ao contrário do que o banco diz, os caixas têm metas, sim. Já fomos informados de que há metas até para estagiários!”, revela Natalina Rosane Gué, funcionária do Santander e diretora do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre. O objetivo do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre é conquistar a reintegração destes empregados. “Ninguém foi lesado, não há prejuízo nem para o cliente, nem para o banco. Com este argumento, estamos reivindicando que o banco reverta as demissões e reintegre os bancários”, informa.

Desumanos

Além da demissão por justa causa, o banco está impondo constrangimentos aos demitidos. As homologações foram marcadas para dentro da agência – o que contraria a legislação trabalhista  e usa os dispensados como “exemplo”. Outra atitude ofensiva foi que os bancários, ao serem dispensados, foram impedidos de retirar seus pertences pessoais. “Tivemos que acompanhá-los até a agência para garantir que pudessem recolher seus objetos”, relata Natalina.

O Santander não aceitou incluir em seu Acordo Aditivo de Trabalho uma cláusula garantindo que os funcionários da área operacional – incluídos aí os caixas – não sejam obrigados a cumprir metas de vendas de produtos. O banco se limitou a fazer uma promessa verbal ao movimento sindical e a fazer circular um normativo interno definindo a proibição da imposição de metas. Mas a prática é outra e sindicatos de diversos municípios já receberam denúncias de que o Santander impõe metas aos empregados da área operacional. “Sabemos que há metas e também um ranking. O programa Super Mania premia os gestores das agências que apresentam melhor desempenho e tem gerado muita pressão nos locais de trabalho”, informa Natalina.

Segundo a diretora do Sindibancários POA, a agência de origem dos demitidos não vai ficar sem funcionários de caixa. Como uma unidade foi fechada na mesma semana, haverá remanejamento dos funcionários, segundo informou o Santander.

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES