Santander se compromete a não cobrar metas dos caixas

Em reunião do Comitê de Relações Trabalhistas realizada na última quinta-feira, dia 04, o banco Santander surpreendeu os sindicalistas com a promessa de enviar comunicado aos funcionários determinando que os caixas não tenham metas a bater. É uma resposta positiva a oito anos de reivindicações do movimento sindical.


Mas os demais itens da pauta da reunião ficaram sem resposta satisfatória. “Reivindicamos que o Santander retire todas as ações que ajuizou contra os sindicatos impedindo o uso do nome do banco em campanhas e matérias jornalísticas, mas os representantes do patrão não quiseram discutir o assunto. O banco tem que suspender estas práticas antissindicais que são obstáculos à liberdade de organização e de expressão do movimento sindical bancário do Brasil”, apontou Paulo Roberto Garcez, representante da Federação no CRT-Santander.


Outros itens também ficaram sem definição: a situação dos call centers e seus funcionários e as eleições para conselhos do SantanderPrevi. O que saiu foi o compromisso de realizar reuniões. No dia 12 haverá encontro para tratar situações dos funcionários com deficiência. No dia 22 será a vez de discutir questões relativas ao fechamento de agências e remanejamento de funcionários. “O banco não está informando nada sobre isso, já houve caso de bancário que ficou sabendo do fechamento por um cliente, que procurou a agência para saber detalhes depois de receber uma carta informando que sua conta seria transferida para outra unidade”, relata Garcez. A preocupação é com o destino dos funcionários. “Embora o movimento sindical não tenha detalhes, sabemos que a previsão de abertura de novas agências é pequena, enquanto a de fechamento é muito grande. Precisamos saber o que o banco vai fazer com as pessoas. O que estamos reivindicando é que não haja novas contratações até que se definam os remanejamentos de empregados das agências fechadas”, acrescenta o sindicalista.


Uma terceira reunião poderá acontecer no dia 30, que é uma data ainda em aberto. A pauta não está definida, mas os sindicalistas esperam poder discutir a situação do call center ou a eleição no fundo de pensão.

Fonte: Da Redação – FEEB-RJ/ES