SANTANDER: Sindicatos fazem atividades pelo Dia Internacional de Luta


O dia 23 de maio de 2013 foi marcado por atividades em todos os países da América Latina em que o Santander opera. A atividade foi definida durante a Reunião Conjunta das Redes Sindicais dos Bancos Internacionais que aconteceu em Assunção, Paraguai, no início do mês. O objetivo da mobilização foi protestar contra as demissões e contra as práticas anti-sindicais do banco, que tem feito várias tentativas de impedir os movimentos grevistas, vem se recusando a negociar com os sindicatos e chega até a tentar cercear a liberdade de expressão do movimento sindical através de processos na Justiça.


(saiba mais aqui sobre os processos do Santander contra sindicatos)


Na base da Federação, os sindicatos cumpriram o calendário, realizando diversas ações.


No Rio de Janeiro a paralisação foi a maior, atingindo nove regionais e sete agências que ficam no térreo dos prédios administrativos. Nenhuma das dependência atingidas funcionou durante todo o dia. Em duas regionais do Centro, vigilantes e bombeiros civis entraram, para render os colegas que trabalham no turno da noite. No prédio conhecido como Realzão, onde fica a administração principal, os superintendentes tentaram entrar, já que estava marcada a distribuição de premiações, mas o piquete foi firme e o prédio permaneceu vazio até o final do expediente, às 18h.


O Sindicato dos Bancários de Niterói paralisou por 24 horas duas agências em Icaraí. Numa delas tem havido problemas com assédio moral e demissões. A outra é uma unidade do segmento Select recém-inaugurada. Ambas são unidades de grande visibilidade para o público e valorizadas pelo banco.


No Espírito Santo, a paralisação foi parcial e contou com uma inovação: as gravatinhas vermelhas usadas pelos sindicalistas durante o protesto. Feitas em cartolina, fazem referência à gravata encarnada que se tornou marca registrada do presidente do banco, Emílio Botín.


Em Campos o retardamento da abertura em uma hora serviu também para os sindicalistas fazerem uma reunião com os funcionários. A agência ficou fechada ao público, mas os bancários puderam conversar com os sindicalistas e receberem informações sobre o andamento de diversas questões.


Na Baixada Fluminense houve paralisação de duas horas na agência do banco em São João de Meriti.


Em Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo, Teresópolis e Três Rios houve panfletagem e falação nas agências.

Fonte: Da Redação – FEEB-RJ/ES