O Sindicato dos Bancários de Campos fez paralisação de uma hora na manhã desta segunda-feira, 29, numa agência do Itaú. Os sindicalistas usaram faixas e cartazes e se dirigiram principalmente aos clientes e usuários, destacando que as demissões levam à piora do atendimento.
As demissões vêm acontecendo desde o início do ano. Desde março foram 11, somente no município-sede, que tem dez agências do banco. Dos demitidos, nove já estavam aposentados e eram dirigentes de cooperativas de crédito ou consumo. Uma bancária que cumpria estabilidade após afastamento por acidente de trabalho – B-91 – também foi demitida, mas a dispensa foi rapidamente anulada após ação do sindicato.
A diretoria do sindicato está atenta à situação e promete fazer manifestações, com paralisação, até a próxima quinta-feira, um dia em cada agência. O objetivo denunciar à população as práticas de gestão de pessoas do Itaú, que tem lucros altíssimos, resultantes das metas abusivas que impõe aos bancários e das tarifas e juros cobrados dos clientes, mas, mesmo assim, demite empregados, prejudicando ainda mais o atendimento ao público.
Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES