Seeb-Niterói fecha agência do HSBC e protesta contra demissões

Diretores do Sindicato dos Bancários de Niterói e região fecharam a agência do HSBC Praia de Icaraí, localizada na Rua Moreira César, bairro Icaraí, em Niterói, nesta quarta-feira (30/07), em protesto contra as demissões sucessivas ocorridas na região. Somente essa semana, cinco bancários perderam seus empregos sem nenhuma justificativa plausível sustentada pelo banco.

O Sindicato condena a ação do HSBC em transformar agências bancárias em agências de negócios onde os atendimentos ao público realizado pelos caixas deixarão de acontecer. A agência Praia de Icaraí foi escolhida pela direção do Seeb-NIt para fechamento por ser estratégica na atuação do banco.

Uma preocupação dos dirigentes é que os cinco funcionários da agência Icaraí, que será transformada em unidade de negócios, tiveram promessa de manutenção do emprego e transferência para outras agências. Mas o banco demitiu outros cinco bancários, lotados em quatro unidades. “Além de um modelo que não atende às necessidades da população, focado somente nas vendas de produtos, estas unidades de negócios acabam gerando desemprego. O HSBC tem uma escassez de funcionários crônica, que leva os poucos bancários a uma sobrecarga de trabalho que causa adoecimento físico e mental. Quando há uma modificação que libera cinco empregados que poderiam ajudar a diminuir este problema em outras unidades, o banco dispensa trabalhadores e mantém a superexploração. Não há nenhuma vantagem nesta novidade, nem para os empregados, nem para a população”, critica Rubens Branquinho, representante da Fetraf-RJ/ES na COE/HSBC.

A direção do Seeb-Nit não descarta novas paralisações e garante que o departamento jurídico e a secretaria de saúde buscarão a reintegração e/ou o cancelamento das demissões dos bancários, já que as dispensas ocorreram sem critérios.

Fonte: Fetraf-RJ/ES com Seeb-Nit