Seeb-Três Rios denuncia bancos à prefeitura

O presidente do Sindicato dos Bancários de Três Rios, Nilton Damiao Esperança, esteve reunido com o prefeito Vinicius Farah na última segunda-feira, dia 15, para pedir providências quanto aos problemas que os trabalhadores e clientes e usuários de bancos vêm enfrentando nas agências do município. Diversas leis locais que regulamentam o atendimento e a segurança bancária não estão sendo cumpridas, o que prejudica o serviço e põe em risco a população.

Uma das leis que vem sendo reiteradamente desrespeitada é a que determina o tempo máximo de espera por atendimento, a chamada lei da fila. Há também casos de agências que ainda não instalaram portas giratórias, que são obrigatórias de acordo com lei municipal. Também não foi feita, na maioria das unidades, a instalação de biombos para separar os caixas da área das filas, que é exigida pela mesma lei. Faltam ainda os cartazes informando sobre a obrigatoriedade dos equipamentos, como está previsto no texto legal.

Nilton Damião também relatou outros problemas relativos ao atendimento, como a falta de numerário nos caixas eletrônicos nos finais de semana e a escassez de notas de baixo valor. Há também muitas maquinas com defeito. Outra dificuldade é o número de funcionários para o atendimento, que é cada vez mais reduzido. “A maioria dos problemas de atendimento que ocorrem nas agências é decorrente do número insuficiente de funcionários. Os banqueiros têm que ter mais responsabilidade social. É inadmissível que, mesmo tendo lucros exorbitantes, os empresários insistam em manter o péssimo atendimento à população”, critica o sindicalista.

O prefeito Vinícius Farah se mostrou sensibilizado e informou que já está notificando os bancos. “Faramos um ofício convocando representantes dos bancos para uma reunião para discutir providencias para estas situações”, afirmou o alcaide.

A preocupação de Nilton Damião e de toda a diretoria do sindicato é que, com os problemas no atendimento, o cotidiano dos bancários fica ainda mais estressante. “A culpa de tudo isso é dos empresários, donos dos bancos, mas os bancários é que estão na frente, em contato direto com a população. Os bancos não cumprem as leis, mas, para muitos clientes e usuários, os empregados é que são culpados pelo péssimo atendimento. Além de sobrecarregados pelo excesso de trabalho, já que há poucos trabalhadores para muito serviço, os bancários sofrem com a hostilidade do público. É preciso que fique bem claro que os trabalhadores são tão vítimas da ganância dos banqueiros quanto os clientes”, destaca Nilton.

Em tempo: na manhã desta terça-feira, dia 16, o sindicato levou até o Asilo São Vicente de Paulo as fraldas geriátricas doadas pelos bancários da base. Todos os anos o a entidade realiza a coleta destes donativos nas duas festas de confraternização, realizadas no município-sede e em Miguel Pereira. “Em nome da diretoria do sindicato, agradeço a todos os bancários e bancárias que, com muita solidariedade, mais uma vez se sensibilizaram e atenderam ao nosso apelo, permitindo que pudéssemos colaborar com esta instituição, que faz um belo trabalho dando assistência aos velhinhos carentes”, declarou Nilton Damião Esperança.

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES