SindiBancários/ES lança nova campanha em defesa do Banestes

“O Banestes é Nosso!”

Com esse slogan, o Sindicato dos Bancários do Espírito Santo (SindiBancários/ES), filiado à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES), lançou nesta última quarta-feira, 20 de julho, a nova campanha em defesa do banco público e estadual.

Teve café da manhã, música ao vivo e distribuição de kits em quatro pontos da Grande Vitória: em frente ao edifício Palas Center, onde funciona a Direção Geral do Banestes e a agência Esplanada, em Vitória, nas agências Jardim América, em Cariacica, Jardim Limoeiro, em Serra, e na agência Centro, em Vila Velha.

Bancárias, bancários e clientes receberam blocos de anotações, copos e folder da campanha. No texto, informações sobre a Lei 11.617, de maio de 2022, aprovada na Assembleia Legislativa por meio do PL 77/2022, que autoriza o Banestes “a adquirir participações em sociedades, especialmente de tecnologia, startups ou fintechs, nacionais ou estrangeiras, bem como criar subsidiárias, sejam essas controladas direta ou indiretamente” – uma forma de privatização disfarçada.

Tânia: Resolvo tudo no Banestes

“Com certeza o Banestes é nosso e tem que continuar sendo. Sou cliente do banco há mais de trinta anos. Eu sou de Montanha, resolvo tudo pelo Banestes”, afirmou a técnica de enfermagem Tânia Lima, 54 anos. E acrescentou: “É o banco dos capixabas, tem que continuar sendo da gente”.

Banestianos que chegavam para o trabalho também pararam para tomar o café da manhã e reafirmaram a importância do banco. “O Banestes precisa ser público, está em áreas carentes, onde os bancos privados não querem estar, nem os bancos federais chegam”, afirmou o bancário Marcos Vinícius Mello Vianna, da Gerência de Crédito Imobiliário (GECRI).

“Precisamos pensar no futuro, tanto da instituição quanto dos funcionários. O banco é nosso e precisa continuar sendo”, disse a gerente administrativa da agência Esplanada, Janismar Alberti. Na sua avaliação, eventos como o de hoje “trazem envolvimento das pessoas na campanha”.

Sônia: uma vida no Banestes

A bancária Sônia Salvador, há 40 anos funcionária do Banestes, atualmente lotada na Gerência de Compensação (GENUC), gostou do slogan da nova campanha: “É nosso sim! Minha vida foi toda no Banestes. Eu amo esse banco e tenho esperança de que não será privatizado”.

Raiane: por um Banestes público e estadual

 

 

Quem também apoiou a campanha foi a bancária Raiane Silva de Paula, da agência Jardim América. “Precisamos dessa campanha e de acompanhar o que realmente vem acontecendo.  O Banestes é um banco que garante ao Estado ter mais recursos para investir na Saúde, Educação, Segurança. Por isso, é fundamental o governo estadual manter o Banestes público e dos capixabas. Além disso, sabemos que todas as empresas que passam pelo processo de privatização, em algum momento, reduzem o quadro de funcionários. Então, a privatização é sim uma ameaça ao nosso emprego”, disse.

Jonas: vamos juntos!

O secretário geral do Sindicato, o banestiano Jonas Freire, convocou os colegas de banco para se engajarem na campanha. “Estamos aqui, trazendo música e café da manhã, para, de uma forma carinhosa, convidar todos vocês – e esperamos que o convite seja aceito, como já está sendo nesta manhã –, para que entrem na campanha em defesa do Banestes público estadual. E a gente precisa dar continuidade a essa campanha, visitando as agências, construindo nossa resistência, que só terá efeito se a gente estiver junto, cada um fazendo a sua parte na defesa desse patrimônio que é nosso. Quem constrói esse banco somos nós, no nosso dia a dia, com nosso trabalho, com nossa luta. O Banestes precisa permanecer público e estadual. Por isso a gente está dizendo: O Banestes é nosso!”, afirmou.

Jardim Limoeiro

Em Jardim Limoeiro, quem falou aos bancários foi o diretor do Sindicato Marcelo Giacomin. Na sua avaliação, os banestianos estão entendendo a importância da campanha em defesa do Banestes público e estadual para a população capixaba e para o desenvolvimento do Espírito Santo. “Na conversa com os funcionários, podemos notar uma perspectiva positiva de adesão à campanha. Eles reconhecem que a mobilização é capaz de neutralizar o processo de privatização do banco”, aponta o dirigente.

Fotos: Sérgio Cardoso, Zanete Dadalto, Rodrigo Gavine e Samuel Vieira