Sindibancários/ES lança pesquisa sobre a saúde mental dos bancários

O Sindicato dos Bancários do Espírito Santo (Sindibancários/ES), filiado à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), lançou uma pesquisa sobre a “Saúde Mental do Bancário e da Bancária do Espírito Santo”, nesta quinta-feira, 14 de março, numa ação sindical na agência do Bradesco e no Escritório Exclusivo do Banco do Brasil no Centro de Vitória.

O formulário está disponível até o dia 31 de maio.

Os bancários receberam as peças da campanha: panfleto e balas embaladas numa caixa simulando remédio tarja preta, mas com mensagens positivas e o QR Code da pesquisa. Também houve esquete teatral mostrando a angústia dos bancários e apontando que a saída para os problemas de adoecimento da categoria é coletiva.

A pesquisa é um projeto dos professores Thiago Drumond Moraes, Roberta Belizário e Aline Alves Sousa, do Departamento de Psicologia Social e Desenvolvimento da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes),  em parceria com o Sindicato dos Bancários/ES, por meio da Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho da entidade. É também uma ação da campanha Menos Metas Mais Saúde, com foco na saúde mental dos trabalhadores capixabas.

Ronan Teixeira (Foto: Sérgio Cardoso)

O diretor de Saúde do Sindicato, Ronan Teixeira, destacou que os bancários “dormem e acordam pensando nas diretrizes dos bancos, passam os dias pressionados e asfixiados por metas inatingíveis assediadoras e adoecedoras”. Salientou, ainda, que o trabalho, que deveria ser promessa de vida, está sendo sinônimo de adoecimento. “Vemos nossos corpos estraçalhados e deixamos aqui no banco nossa saúde física e mental”. Ronan explicou que foi nesse “contexto angustiante” que o Sindicato buscou a Universidade para, “com método e lastro científico”, documentar o que vem acontecendo no cotidiano dos bancários. “É a oportunidade de focar na saúde mental da categoria”, afirmou ele, chamando os bancários a participarem da pesquisa.

Tudo pronto

O professor Thiago Drumond, um dos coordenadores da pesquisa, afirma que agora cabe aos bancários preencherem os questionários. “Está tudo pronto, esperamos o envolvimento de todo mundo para um levantamento que é fundamental para proteger e promover a saúde mental dos trabalhadores bancários. A gente quer ter dados, informações de fato genuínas das pessoas para todos se fazerem ouvir em torno dessa questão que é pouco investigada, mas que é muito vivenciada no cotidiano”.

Segundo ele, a pesquisa vai mapear os dados sociodemográficos e rastrear as condições de saúde mental dos bancários. “Esse é um indicativo fundamental para a gente poder entender como é que está a base, como é que estão os trabalhadores no setor financeiro, nos bancos; essa é uma questão fundamental para a gente ter um panorama da saúde mental dos trabalhadores”, explica.

Cronograma

Na próxima terça-feira, 19, será a vez dos bancários de Cariacica e na quinta-feira seguinte, dia 21, dos bancários de Cachoeiro receberem os materiais da pesquisa.

Reserve um tempo

Só você pode dizer como é sua vida no banco e quais os impactos do trabalho na sua vida privada. Então reserve um tempo para nos contar. Em média, você pode levar de 30 a 40 minutos para dar respostas às questões. Por isso, procure um lugar aconchegante, tranquilo e reservado para que possa preencher todo o questionário sem ser interrompido. Isso é muito importante para você e seus colegas.

Segunda fase

Após a fase da aplicação dos questionários e compilação dos resultados, os pesquisadores vão trabalhar junto ao Sindicato pensando ações que viabilizam o enfrentamento da situação. “Uma primeira coisa que podemos adiantar é que a gente vai ter um estágio da nossa equipe para dar suporte na saúde mental dos trabalhadores”, afirmou o professor Thiago Drumond.

Fotos: Sérgio Cardoso

Fonte: Sindibancários/ES