Nesta quarta-feira, 19 de julho, o Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, filiado à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), visitou as agências de Laranjeiras e Civit, na Serra, para falar sobre a campanha Menos Metas, Mais Saúde.
Os diretores e diretoras do Sindibancários/ES dialogaram com bancários e clientes sobre as más condições de trabalho nos bancos, que geram adoecimento físico e emocional para a categoria bancária. A ação envolveu bancos públicos e privados.
“O adoecimento da categoria é uma realidade frente a cobrança abusiva de metas, a sobrecarga e a carência de empregados. Enquanto os bancários representam apenas 1% dos trabalhadores com carteira assinada no Brasil, somos quase 25% dos trabalhadores que adoecem. Enquanto isso, bancos acumulam os maiores lucros do mercado”, criticou a diretora do Sindicato, Cláudia Garcia.
Cláudia lembrou que a pauta de saúde e condições de trabalho é uma prioridade da Campanha Nacional deste ano. “Temos muito o que avançar na pauta de condições de trabalho. Os bancos seguem lucrando as custas do nosso suor. Não podemos admitir que bancários trabalhem a base de medicamentos, exauridos, pressionados para baterem metas intermináveis. Um ambiente de trabalho saudável, que não adoeça os empregados, é condição básica para qualquer atividade profissional”, destaca a diretora.
O problema do adoecimento na categoria é percebido em números. De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, nos últimos 5 anos o número de afastamentos nos bancos aumentou 26,2%, enquanto no geral a variação foi de 15,4%, ou seja, entre os bancários a variação foi 1,7 vezes maior do que na média dos outros setores. Nos afastamentos Acidentários (B91) as doenças mentais e comportamentais saíram de 30% em 2012 para 55% em 2021 e as doenças nervosas saíram de 9% para 16%.
Durante a atividade, bancários receberam panfletos da Campanha Menos Metas, Mais Saúde, além da cartilha “Vamos falar sobre violência no trabalho”, produzida pelo Sindicato, que trata do enfrentamento a situações de assédio moral e sexual, homofobia, etarismo, preconceito contra pessoas com deficiência e racismo nas agências bancárias.
Fonte: Sindibancários/ES / Fotos: Sérgio Cardoso