Aconteceu na última quarta-feira, 14, uma reunião entre dirigentes do Seeb-Nova Friburgo e da Fetraf-RJ/ES com a superintendência da Caixa para a região Centro-Leste Fluminense, sediada em Niterói. Em pauta, problemas graves de atendimento na agência de Cachoeira de Macacu provocados por falta de funcionários.
Dirigentes do Seeb-Nova Friburgo solicitaram a reunião para relatar os problemas e entregar à superintendente, Marcele Sardinha, um abaixo-assinado com quase 600 nomes de usuários da Caixa no município. Depois dos programas de desligamento voluntário e aposentadoria incentivada que o banco implementou nos últimos anos, o quadro de funcionários da unidade chegou a níveis críticos. Férias e licenças de empregados provocam um tal transtorno que o empregado que se ausenta fica constrangido pela sobrecarga imposta aos colegas. A população enfrenta longas filas e perde muito tempo para ser atendida.
A superintendente ouviu com atenção os relatos dos sindicalistas e informou que vai verificar o resultado da avaliação de agências que será feito ainda este mês para avaliar a situação da unidade de Cachoeira de Macacu. Mas o diretor de Bancos Federais da Fetraf-RJ/ES, Luiz Maggi, não acredita que esta análise seja suficiente. “A avaliação traz a frieza dos números: quantas contas, quantos empréstimos, quantos investimentos. Mas isto não mostra como é o atendimento à população, nem a situação dos empregados. Não informa que se trata de uma área rural, onde o público não tem familiaridade com canais alternativos de atendimento e prefere ir até a agência. A avaliação não leva em conta o atendimento social que a Caixa deve prestar, inclusive para não-clientes. A Caixa não é como um banco privado”, critica o dirigente.
Estiveram presentes à reunião o presidente do Seeb-Nova Friburgo, Max Bezerra, a diretora de Bancos Públicos, Lucimar Gomes da Silva, e a diretora-adjunta do Departamento Jurídico, Mariza Teixeira Pereira. Pela Caixa, além da superintendente, estiveram presentes a gerente administrativa e o gerente regional de Canais e Atendimento da superintendência, Carla Cristina Gouveia e Ricardo Hiller.
Fonte: Fetraf-RJ/ES