Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense faz caravana em Nova Iguaçu

O Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense, filiado à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES), segue percorrendo os municípios de sua base para protestar contra o fechamento de agências e demissões praticados pelos grandes bancos privados.

Desta vez, os atos ocorreram nas agências do Bradesco, Itaú e Santander de Nova Iguaçu, nesta terça-feira, 23 de maio.

As diretoras e diretores do Sindicato conversaram com as funcionárias e funcionários dos bancos, com clientes e usuários, e explicaram que o fechamento de agências bancárias, de bancos privados e públicos, para privilegiar o atendimento virtual, por meio de aplicativos e o uso de caixas eletrônicos, já deixou mais de 40% dos municípios brasileiros sem atendimento, segundo dados do Banco Central.

Os dirigentes sindicais também alertaram para os desdobramentos de quando uma agência é fechada: funcionários demitidos ou remanejados, e a população sem acesso ao serviço bancário fundamental no dia a dia. Também esclareceram que bancos são concessões públicas e uma de suas obrigações e compromissos, é a do atendimento presencial aos clientes.

Foram distribuídos informativos sobre a campanha “Atendimento presencial nos bancos: é seu direito!“, produzida pela Federação..

O protesto foi bem recebido pelos bancários e por quem passava nos locais onde ocorreram as manifestações.

Além da caravana, as diretoras e diretores do Sindicato, falaram para os funcionários e população em geral, da cartilha lançada, também pela Fetraf RJ/ES, sobre assédio moral.

Fonte: SEEB Baixada Fluminense (RJ)