Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense percorre agências de Belford Roxo

Nesta quarta-feira, 16 de agosto, o Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense, filiado à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), percorreu agências bancárias do município de Belford Roxo, para falar sobre a Campanha “Menos Metas, Mais Saúde”, lançada pelo Movimento Sindical Bancário, que evidencia o cenário de adoecimento físico e mental dos trabalhadores do ramo financeiro. Os transtornos psicológicos e as LER/Dort são alguns dos velhos problemas conhecidos pela categoria, há anos submetida a cobranças e metas excessivas.

As diretoras e diretores do Sindicato entraram nas agências dos bancos Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, conversaram com os trabalhadores presentes e explicaram que a responsabilidade por essa situação é inteiramente da gestão dos bancos.

Além disso, foi exibida uma faixa da campanha e foram entregues folhetos informativos, que explicam a campanha criada para fortalecer o necessário enfrentamento às políticas praticadas pelos bancos, que tem levado a categoria ao adoecimento, tanto pelas metas abusivas, quanto pela pressão por resultados, pelo assédio moral, e a necessidade de erradicar essas práticas.

O ato foi bem recebido pelos bancários, clientes e usuários dos bancos.

DENUNCIE

Se você já vivenciou situações de assédio moral, assédio sexual ou cobrança excessiva de metas no ambiente de trabalho, é hora de compartilhar sua dor e promover mudanças significativas!

Sabemos que a pressão por metas abusivas afeta diretamente a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. É um problema que não pode mais ser ignorado. Precisamos trazer à tona essa questão, conscientizando a sociedade, as empresas e os órgãos reguladores sobre a necessidade de estabelecer práticas mais saudáveis e equilibradas nos locais de trabalho.

O silêncio apenas perpetua essas situações adversas. Portanto, convidamos você a compartilhar suas histórias, sejam elas de assédio moral, assédio sexual ou cobrança exacerbada de metas. Sua voz é importante e pode fazer a diferença na luta por um ambiente laboral mais humano e justo.

Compartilhe sua história, inspire outras pessoas a falar e se unir nessa jornada pela transformação. Utilize as redes sociais, converse com colegas de trabalho, participe de grupos de apoio ou relate suas experiências para as entidades competentes. A mudança começa com a nossa voz!

A Campanha “Menos metas, mais saúde”, idealizada pelo Coletivo Nacional de Saúde da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), busca negociar melhores condições de trabalho para os bancários, junto à Fenaban. Para isso, é fundamental a coleta de informações junto a base, para fortalecer os argumentos.

Por isso precisamos de seu relato de como as metas afetam sua vida e sua saúde.

Clique aqui e faça seu relato: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfK0SEXOlJDE1X7r-N7da72yucqWj9G2tb6rYramkFA09V1og/viewform

Fonte: SEEB Baixada Fluminense (RJ)