Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense protesta contra terceirização no Santander

Nesta quarta-feira, 19 de outubro, o Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense, filiado à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES), percorreu agências do Santander de sua base, em Duque de Caxias, para protestar contra a terceirização em curso no banco espanhol.

Com essa manobra, funcionários que são realocados nas empresas terceirizadas deixam de ter os benefícios conquistados na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária, como jornada de seis horas, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), além de redução no auxílio-creche/babá.

Gentil Ramos, Diretor do Sindicato e funcionário do Banco Santander, lembrou da luta para barrar o Projeto de Lei (PL) nº 4330, que escancarava a possibilidade de terceirização de qualquer processo e etapa do trabalho, sem distinguir entre atividade fim e meios. “A categoria bancária já viveu essa situação há tempos atrás. Essa prática, a pretexto de regulamentar a terceirização, escancara a porteira para a desregulamentação do trabalho. Estaremos atentos e lutando para que isso não ocorra, e protegendo os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”.

Solange Ribeiro, que também é diretora do Sindicato e funcionária do banco, finalizou: “O banco não quer respeitar o processo negocial coletivo e não vem dialogando com a categoria. Falta respeito aos trabalhadores que sofrerão alterações profundas nos seus contratos de trabalho, podendo ter perdas de salário e de direitos”.

Fonte: SEEB Baixada Fluminense (RJ)