O Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense, filiado à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), protestou contra as terceirizações desenfreadas que vem ocorrendo no Banco Santander, em duas agências do município de Duque de Caxias, nesta quinta-feira, 20 de março.
O ato teve como objetivo denunciar as práticas abusivas do Santander, que inclui, além da terceirização, a retirada de direitos históricos dos bancários. E busca desmascarar o discurso publicitário do banco, expondo a realidade enfrentada pelos trabalhadores.
Nos últimos anos, o banco criou CNPJs para contratar como terceirizados pessoas que seguem no serviço bancário. Com esta manobra, o Santander deixa de pagar direitos da categoria nesses novos contratos. Por isso, a iniciativa do movimento sindical tem como principal meta informar e conscientizar bancários, terceirizados e clientes sobre os impactos das decisões do Santander.
O Sindicato entende que se a pessoa trabalha no banco, é bancário. E tem que ter os mesmos direitos conquistados na Convenção Coletiva da Categoria.
Não à precarização do trabalho!
Fonte: SEEB Baixada Fluminense (RJ)