Neste domingo, 28 de julho, o Sindicato dos Bancários de Angra dos Reis e Região, filiado à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), completa 36 anos de lutas, vitórias, conquistas e na defesa da categoria bancária.
O Sindicato abrange as regiões de Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty e Seropédica.
“Quero parabenizar o Sindicato de Angra dos Reis, que também dá suporte em várias localidades, sempre com muito profissionalismo e muita vontade em ajudar os trabalhadores da região. Que ele siga sua trajetória de lutas e conte sempre com a Federação, que tem muito orgulho de tê-lo em nossa base. Vida longa!”, comentou Nilton Esperança, Presidente da Fetraf RJ/ES.
HISTÓRIA
Fundado em 28 de julho de 1988, o Sindicato dos Bancários de Angra dos Reis teve origem no Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense, com sede em Barra Mansa, que mantinha em Angra dos Reis e Itaguaí sub-sedes e Diretores liberados para fazer o trabalho de base.
Tendo em vista a distância da sede, Bancários de Angra à época, embora bem representados, tinham dificuldade de participar de assembleias e manifestaram a vontade de se “emancipar”. A Diretoria do Sul Fluminense, com o apoio político da Federação dos Bancários – RJ/ES, concordou com este desejo, levou à proposta para uma assembleia, que aprovou e assim nasceu o Sindicato, com sede em Angra dos Reis e base territorial em Itaguaí, Mangaratiba, Paraty e Seropédica. Na assembleia foram aprovadas as doações de uma sala, móveis, utensílios e duas linhas telefônicas.
O Sindicato filiou-se a CUT em 1994 após amplos debates com Trabalhadores e dos quais participaram representantes das principais correntes políticas da Central. A filiação foi aprovada com apenas uma abstenção em uma assembleia que envolveu toda a base e o movimento sindical da região.
Em 09 de novembro de 2012 um sonho foi realizado. Foi inaugurada a Sede Administrativa Própria.