Sindicato dos Bancários de Macaé e Região faz ato pelo Dia de Luta contra as demissões no Itaú

O Sindicato dos Bancários de Macaé e Região, filiado à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES), inconformado com as demissões ocorridas essa semana, fez um ato nesta quinta-feira, 8 de setembro, pelo Dia de Luta contra as demissões no Itaú.

Os dirigentes sindicais visitaram agências com panfletagem e diálogo com bancários e clientes, na luta contra essas demissões.

O Itaú fecha o primeiro semestre deste ano com lucro acumulado de R$ 14,179 bilhões, alta de 9,2% em comparação com o mesmo período de 2021, graças aos esforços e dedicação de seus funcionários, e retribui isso com o desemprego.

Hoje no país, temos uma taxa de 9,3% no desemprego.

Os bancos vêm ano a ano cada vez mais reduzindo seu quadro de funcionários, e quem paga por isso é a população, que precisa enfrentar grandes filas para serem atendido.

Além disso, os bancos estão empurrando seus clientes para os atendimentos eletrônicos, chegando a proibir a entrada na agência, que deveria estar aberta prestando o atendimento físico aos clientes que assim preferirem, e inclusive o cliente paga suas taxas e mensalidades para o atendimento presencial, e mesmo pagando, os bancos se recusam a atender, direcionando aos caixas eletrônicos, internet e aplicativos de celular.

Para o presidente do SEEB Macaé, Paulo Alves Junior, são demissões injustas e imotivadas, realizadas nesse momento de grave crise econômica que o país atravessa. O banco em suas campanhas promocionais faz questão de exaltar sua preocupação com o Social, mas a realidade dos funcionários nas agências é bem diferente.

O Sindicato dos Bancários de Macaé e Região se solidariza com os bancários demitidos e vamos junto buscar todos os seus direitos.

Fonte: SEEB Macaé e Região (RJ)