Sindicato dos Bancários de Macaé faz ato em protesto ao fechamento de mais uma agência na região

Nesta sexta-feira, 24 de março, o Sindicato dos Bancários de Macaé e Região, filiado à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES), protestou contra o fechamento de mais uma agência do Banco Bradesco de sua base.

Desta vez, o protesto ocorreu em frente a agência 7014, situada ao lado do Habib’s.

LUCROS E DEMISSÕES 

Mesmo com um Lucro Líquido Contábil de R$ 20,732 bilhões no ano de 2022, o Bradesco segue com o fechamento de agências e redução do quadro de funcionários.

A cidade de Macaé, por exemplo, contava com 6 (seis) agências do banco. Hoje, com o fechamento da agência citada, contará com apenas duas.

O Bradesco encerrou em 2022, 83 agências e 91 unidades de negócio, mesmo tendo aumentado em 3 milhões o número de clientes.

Esse processo contínuo de “reestruturação” do Banco, além de trazer prejuízos a sociedade, pois compromete diretamente o atendimento aos clientes, converge para o processo de demissões direta e indiretamente, precarizando cada vez mais o atendimento presencial.

Quando ocorre o fechamento de uma agência, se dá a transferência da carteira de clientes para uma agência mais próxima, levando a uma insatisfação geral, uma vez que sempre são pegos de surpresa e, muitas vezes, a agência escolhida não é a melhor para o cliente.

Para o Sindicato, o banco deve criar uma agenda positiva de abertura de novos postos de trabalhos e, consequentemente, a contratação de funcionários, tendo em vista a realidade de suas agências com a sobrecarga de trabalho, que gera adoecimento e, logo, o afastamento dos trabalhadores.

“Todo o processo de reestruturação que o banco vem fazendo em nenhum momento é discutido, apesar do movimento sindical buscar sempre o diálogo com o banco para que essas ações sejam menos traumáticas possíveis aos trabalhadores”, declarou Paulo Alves Junior, Presidente do Sindicatos dos Bancários de Macaé e Região.

LUTA

O Sindicato irá acompanhar de perto toda a movimentação que o fechamento dessa agência acarretará aos funcionários e a sociedade, na luta permanente contra toda forma de prejuízo contra o trabalhador.

A entidade repudia, veemente, essa ação do banco em fechar agências bancárias.

*com informações do SEEB Macaé e Região (RJ)