Sindicato dos Bancários de Macaé faz protesto em agências do Itaú

Hoje, quarta-feira (27/03), o Sindicato dos Bancários de Macaé e Região, filiado à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), protestou contra as demissões e fechamento de agências no Banco Itaú, percorrendo todas as agências do banco em Macaé, distribuindo panfletos informativos e conversando bastante com funcionários, clientes e usuários da instituição financeira.

Na agência 6128 (Centro de Macaé), o atendimento foi atrasado em uma hora, como protesto.

“A saúde mental dos trabalhadores está em risco, devido aos modelos de gestão adotados pelos bancos. É fundamental agir com determinação para proteger os direitos e a saúde dessa categoria. Pressionar os bancos e implementar medidas urgentes que melhorem as condições de trabalho e garantam um ambiente saudável e seguro, é uma necessidade inadiável. Não podemos permitir que a ganância e a negligência empresarial comprometam o bem estar dos profissionais.”, declarou Paulo Alves, Presidente do Sindicato.

Para Josias Moreira Denucci, Secretário de Saúde e Segurança do Trabalho do Sindicato dos Bancários de Macaé e Região, “mesmo com lucros estratosféricos dos bancos, que só conseguem graças aos bancários e bancárias que, diariamente, se esforçam para cumprir as abusivas metas que lhes são impostas, temos testemunhado uma verdadeira epidemia de trabalhadores doentes. Até alguns anos atrás, falava-se muito em LER/DORT (doença relacionada à anatomia humana) mas, nos dias atuais, predominam as doenças psíquicas (cerca de 95%), devido à pressão psicológica que os profissionais têm enfrentado, por parte da ganância dos banqueiros. O movimento sindical sempre tem levado pedidos de redução de metas às mesas de negociações com a Fenaban. E este ano não será diferente. É mais do que urgente que prestemos atenção à saúde dos bancários. Nosso Sindicato está sempre disponível para todos os bancários e bancárias que se sintam prejudicados em sua saúde. Essa luta é de todos nós!”

Fonte: SEEB Macaé (RJ)