Sindicato dos Bancários de Macaé protesta contra demissões e fechamento de agências

O Sindicato dos Bancários de Macaé e Região, filiado à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES), paralisou a agência 6128 do Banco Itaú, nesta última quinta-feira, 13 de abril, para protestar contra as demissões e fechamento de agências que vem ocorrendo nos últimos tempos.

O Sindicato entregou panfletos e conversou com bancárias, bancários e população em geral.

O ato realizado teve o objetivo de mostrar a realidade hoje do banco que mantém uma política que afeta gravemente os trabalhadores bancários.

“Queremos discutir com o banco uma pauta que pare com demissões e com o fechamento de agências. E que, também, volte a contratar. Hoje, a realidade dos bancários é o aumento de adoecimento e sobrecarga de trabalho, além de um atendimento ineficiente a clientes e usuários”, destacou Paulo Alves Junior, Presidente do Sindicato dos Bancários de Macaé e Região.

RIO DE JANEIRO E ESPÍRITO SANTO

Na base de atuação da Fetraf RJ/ES, somente no ano de 2022, foram 102 demissões e, apenas no início de 2023, mais de 50 bancários já perderam seu emprego. A nível Brasil, as demissões têm sido alarmantes e seguem no mesmo ritmo.

O Itaú não tem respeitado os bancários e nem seus clientes e usuários. A cada dia, as atitudes de desrespeito tem se manifestado de modo hostil e unilateral, pois o banco tem adotado o fechamento de dezenas de agências bancárias em várias regiões do país, causando muitas preocupações nos bancários, e causando inúmeros transtornos aos seus clientes.

Para os clientes este impacto é visível, pois o atendimento fica precarizado. Com a diminuição do número de funcionários, também diminui o atendimento e as filas ficam intermináveis, muitos clientes e usuários reclamam pois não são atendidos e passam muito tempo dentro de agências bancárias.

Essa política de demissões no Itaú tem sido injustificada, pois seus colaboradores têm se dedicado dia a dia para o cumprimento de metas abusivas. Prova disso são os lucros de 2022, que chegaram aos “30 bilhões”, o maior lucro dentre os bancos brasileiros.

Fonte: SEEB Macaé e Região (RJ)