Sindicato dos Bancários de Macaé reintegra funcionário do Bradesco

Nesta última sexta-feira, 6 de fevereirp, o Sindicato dos Bancários de Macaé e Região, filiado à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), reintegrou um trabalhador do Banco Bradesco.

Rafael Felipe Pais Tinoco, da agência 0575 (Cavaleiros), foi desligado em outubro de 2025. Logo em seguida, procurou atendimento e auxílio do Sindicato.

A agilidade do Departamento Jurídico foi decisiva, ingressando com uma ação e obtendo uma vitória expressiva através de tutela antecipada, com a reintegração determinada pela Justiça desde o dia 2 de dezembro de 2025.

No entanto, o Bradesco protelou o cumprimento da ordem judicial por mais de dois meses. Foi necessária a atuação constante do Sindicato para que a decisão fosse respeitada.

Comprovada a irregularidade da dispensa, foi garantido o retorno imediato do trabalhador.

Paulo Alves Junior, Presidente do SEEB Macaé, enfatizou o papel político e acolhedor da entidade. Ele ressaltou que o fator determinante para o sucesso da tutela antecipada foi a rapidez com que o bancário buscou ajuda.

“Nós estamos aqui para dizer ao Bradesco que nossos bancários não estão sozinhos e que decisões judiciais devem ser cumpridas. Ao Rafael, parabéns pela coragem de lutar e resistir durante esses meses de espera. Deixo um recado urgente para toda a categoria: não esperem. Se você foi demitido, se está sofrendo assédio ou se tem qualquer problema na agência, o Sindicato é a sua primeira trincheira. O Rafael nos procurou logo após a demissão, e é por isso que hoje ele está de volta, de crachá no peito e cabeça erguida.”

O Sindicato reforça que, em caso de demissão, o bancário não deve assinar nada sem orientação e deve entrar em contato com a entidade no mesmo dia, se possível. O Departamento Jurídico está à disposição para analisar cada caso, seja para buscar a reintegração — inclusive via tutela antecipada, como neste caso — ou para garantir o pagamento correto de todas as verbas trabalhistas.

*com informações do SEEB Macaé