Sindicato dos Bancários do ES paralisa agência do BB em Vila Velha

A agência do Banco do Brasil no Centro de Vila Velha amanheceu fechada nesta quinta-feira, 22. A ação fez parte de protesto da categoria bancária contra o descumprimento das medidas restritivas de prevenção à covid-19. A unidade ficou paralisada até o meio-dia.

Segundo denúncias recebidas pelo Sindicato, o BB tem pressionado os bancários a realizarem serviços que excedem a previsão legal do Decreto Estadual Nº 4868-R, como saques e pagamentos de boletos comuns, feitos no interior da agência, o que desrespeita as restrições sanitárias. Também há denúncias de fluxo intenso de clientes nas áreas de autoatendimento e de bancários que permanecem trabalhando nessas áreas, se expondo a risco durante toda a jornada de trabalho.

O Decreto Estadual prevê que o atendimento presencial só pode acontecer em caráter excepcional, ou seja, quando não for possível pelos canais digitais, e deve priorizar o “atendimento referente aos benefícios sociais, aposentadorias e pensões e o atendimento a programas bancários destinados a aliviar as consequências econômicas do novo coronavírus”.

Durante o protesto, representantes do Sindicato se reuniram com o gerente da unidade para cobrar o cumprimento dos protocolos sanitários.

“Além de restringir o atendimento aos serviços emergenciais, falamos sobre a urgência de controlar o fluxo de pessoas no autoatendimento para evitar filas e lotação, como acontece atualmente. Enfatizamos que a agência não pode continuar atendendo sem critério. O gerente se comprometeu a estudar medidas para reorganizar o atendimento. Vamos seguir fiscalizando”, diz o diretor do Sindicato Carlos Pereira de Araújo (Carlão), que acompanhou a mobilização.

Pandemia segue grave

O Sindicato aproveitou o protesto para ampliar o diálogo com a população e alertar sobre os riscos de contaminação nas agências bancárias. “Nossa ação é justamente para proteger a categoria e a população. Bancos são ambientes fechados, com pouca circulação de ar e grande fluxo de pessoas. O risco é imenso e é importante que todos colaborem”, explica Carlão.

O diretor lembra que, dos 78 municípios capixabas, 30 estão na fase roxa, com classificação de risco extremo, incluindo o município de Vila Velha, onde  fica a agência que foi alvo do protesto. Outros 39 municípios estão classificados como risco alto, e apenas 09 como risco moderado. Já foram contabilizados no Espírito Santo um total de 8.915 mortes pela covid-19, segundo dados disponíveis no portal coronavírus.es, do Governo do Estado. Na última terça-feira, 20, o Espírito Santo bateu novo recorde diário de mortes, registrando 116 óbitos em 24h.

Metas

O desrespeito do Banco do Brasil também atinge os bancários quando o assunto é cobrança de metas. Mesmo no pico da pandemia, quando o atendimento deveria estar restrito ao essencial, o Banco tem pressionado os empregados por resultados de vendas, inclusive com campanhas de comercialização de produtos. A cobrança de metas também foi alvo de críticas da categoria durante o protesto.

Veja fotos da ação sindical: