Sindicato dos Bancários do Espírito Santo cobra resposta do Itaú sobre denúncias de assédio moral

Nesta última quinta-feira, 22, diretores do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo se reuniram com os representantes das Relações Sindicais do Banco Itaú para cobrar resposta sobre as denúncias de assédio moral recebidas pelo Sindicato e já apresentadas ao banco. Cobrança de metas, contínuas ameaças de demissão, exposição e humilhação de empregados e imposição de prazos inatingíveis para alcance de resultados são as principais práticas de assédio moral que estão sendo cometidas por representante regional do Itaú no Estado e denunciadas ao Sindibancários/ES.

Participou da reunião a comissão do Sindicato formada pelos diretores Mônica  Cristina Paes, Alcendino Anderson (Sãozinho), Idelmar Casagrande e Carlos Pereira de Araújo (Carlão). Os diretores também reivindicaram que o Itaú se manifeste sobre as graves consequências dessas condutas abusivas que têm adoecido bancários, levando alguns a situações extremas. São gerentes, agentes comerciais, assistentes de gerentes, entre outros, que relatam situações abusivas e de muita pressão na forma como o gestor regional atua.

Além disso, os bancários denunciaram que foram pressionados até mesmo a descumprir o decreto do governo estadual que restringia o atendimento dos serviços bancários durante alguns períodos da pandemia da Covid 19, sendo obrigados a atender todos os clientes e até a vender produtos.

“Desde o ano passado, temos denunciado e cobrado do Itaú medidas efetivas para o fim desse tipo de gestão opressora. Os empregados do banco estão trabalhando sob pressão extrema, que tem levado muitos ao adoecimento mental e físico. Na reunião, a resposta do banco foi que precisa de mais tempo para apurar as denúncias. Esperamos que faça isso rapidamente e que tome as providências necessárias.”, enfatiza o diretor do Sindibancários/ES, Carlos Pereira e Araújo (Carlão).

Fonte: SEEB Espírito Santo