Em meio a um verão de calor intenso, com temperaturas que ultrapassam os 35 graus, os funcionários do Banco do Brasil do prédio da Pio XII e da agência Cariacica estão trabalhando sem ar condicionado. Na agência Cariacica o problema no ar acontece desde o dia 14 de fevereiro. Já nas dependências do BB Pio XII, a única máquina que ainda refrigerava todo o prédio quebrou na sexta-feira, 4.
O Sindicato dos Bancários do Espírito Santo encaminhou ofício à Cesup – Plataforma Rio, com cópia para a Superintendência de Administração, solicitando urgência na resolução dos problemas.
A agência Pio XII chegou a fechar na manhã desta segunda-feira,7, e alguns funcionários foram remanejados para outras unidades. Mas à tarde, por decisão do superintendente Regional do BB, metade da equipe foi mantida na agência para um atendimento contingenciado, com entrada de um cliente por vez. Diretores do Sindicato estiveram no local e constataram o “forno” que se transformou a agência, que não tem nenhuma possibilidade de ventilação natural. “O problema é no prédio todo, em alguns lugares os funcionários conseguem abrir parcialmente as janelas, mas ainda assim o calor é sufocante. No caso da agência, é insuportável, pois é uma caixa sem janelas, sem a menor condição de funcionamento”, afirmou a diretora do Sindicato Bethânia Franco. “No fim do dia, o BB destinou verba para comprar ventiladores, o que é um absurdo em tempo de pandemia, pois o ventilador num ambiente todo fechado espalha o coronavírus”, lembrou a diretora.
Bethânia destaca a falta de planejamento e cuidado na manutenção dos equipamentos. Na visita ao prédio Pio XII, diretores do Sindicato foram informados de que dois aparelhos fazem a refrigeração. De acordo com os técnicos, um serve de backup para o outro. Há seis meses apenas uma das máquinas estava funcionando, pois a outra já estava quebrada. “Na sexta a última máquina em funcionamento parou. Não houve manutenção para evitar que todo o prédio ficasse agora sem ar condicionado”, diz a sindicalista.
Nesta terça-feira, 8, os funcionários do BB Pio XII receberam a informação de que, até o final do dia, as duas máquinas voltarão a funcionar. Em Cariacica não há previsão de resolução. O Sindicato continuará exigindo providências e que, enquanto a situação não seja resolvida, a agência não funcione, garantindo condições de trabalho e saúde adequadas.
Fonte: Sindicato dos Bancários do Espírito Santo