Sindicato dos Bancários do Espírito Santo realiza plenária para discutir Saúde Caixa

Na próxima quarta-feira, 14, às 19h, o Sindicato dos Bancários/ES realiza uma plenária para discutir o Saúde Caixa. Para debater o assunto, o Sindicato convidou Leonardo Quadros, da Apecef/SP, que integra o Grupo de Trabalho (GT) do Saúde Caixa e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa); e Edmar Martins, do Conselho de Usuários do Saúde Caixa.

Para Lizandre Borges, diretora do Sindicato e membro do CEE/Caixa, a plenária é uma boa oportunidade para os empregados e as empregadas da Caixa entenderem a quantas anda a discussão no GT que vai definir um novo modelo de custeio e gestão para o Saúde Caixa. “É muito importante participar da plenária. Vamos ter na mesa dois convidados que estão acompanhando passo a passo as discussões desse novo modelo”.

GT na reta final

A dirigente enfatiza que o GT, que iniciou as discussões em janeiro deste ano, vai chegando na reta  final. No dia 31 de julho, o GT fecha a proposta (ou as propostas) de custeio e gestão do plano, que será submetida à mesa permanente de negociação e, em seguida, levada à votação dos beneficiários que decidirão, até 31 de agosto, se aprovam ou não o novo modelo. A proposta aprovada entrará em vigor a partir de 2 de janeiro de 2022.

“Esse é um momento decisivo para o Saúde Caixa. O que já podemos adiantar é que a direção da Caixa está impondo um modelo de custeio e gestão balizado na CGPAR 23. Um modelo que contraria os princípios basilares do Saúde Caixa que sempre defendemos: custeio 70/30, solidariedade, mutualismo e pacto geracional”, assinala.

“Não podemos abrir mão dessas primícias que caracterizam o Saúde Caixa como um plano de autogestão. Não queremos um plano comercial, construído a partir da CGPAR 23, que implicará na exclusão de vários associados que não terão mais como bancar o valor da mensalidade. A médio prazo essa perda sistemática de associados irá comprometer a sustentabilidade do plano e, em mais à frente, decretar o seu fim”, adverte.

Lizandre reitera o convite: “Participem da plenária do próximo dia 14 para tirar todas as  dúvidas. E com unidade e informação que poderemos organizar uma grande mobilização em defesa do Saúde Caixa que queremos”.

Anote aí!
Próxima quarta-feira (14), às 19h00
Clique aqui para participar da plenária

Fonte: SEEB / ES