Sindicato dos Bancários/ES cobra defesa do Banestes público e estadual em reunião com Governador

Depois de 90 dias do início do seu terceiro mandato, o governador Renato Casagrande (PSB) finalmente recebeu os representantes das entidades sociais que integram o Fórum Igrejas e Sociedade em Ação. O encontro, que aconteceu na tarde dessa terça-feira, 28, no Palácio Anchieta, contou com a presença da secretária estadual de Direitos Humanos, Nara Borgo. O diretor Idelmar Casagrande participou da reunião representando o Sindicato dos Bancários/ES, filiado à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES).

Durante o segundo turno das eleições, preocupado com o crescimento do candidato da extrema direita Carlos Manato (PL), Casagrande decidiu buscar o apoio dos movimentos populares, centrais sindicais e sindicatos. Na ocasião, o então candidato firmou um termo de compromisso com as entidades, prometendo manter um canal permanente de diálogo caso fosse reeleito. A promessa, no entanto, que demorou a ser cumprida, já causava um mal-estar nas relações do governo com os movimentos sociais

Na reunião, Idelmar destacou que o compromisso por parte das entidades sociais de manifestar apoio ao então candidato Casagrande foi algo inédito. “Entendemos naquele momento que seria importante a nossa entrada na campanha. Nunca o movimento sindical do nosso Estado entrou diretamente em uma campanha de governador como entramos nessa”.

Idelmar ainda lembrou que o governador firmou compromissos com as entidades. Com o Sindicato dos Bancários, Casagrande garantiu que manteria o Banestes público e estadual. O dirigente citou a parceria recentemente celebrada pelo próprio governador entre a Banestes Seguros e a Zurich – uma das maiores empresas de seguros do mundo. Para nós, do Sindicato, isso é privatização”, questionou. Casagrande justificou ao dirigente que a parceria com a Zurich tem o propósito de fortalecer o banco. Idelmar ponderou ainda que a Banestes Seguros é um importante ativo do banco.

“São esses ativos que contribuem para o resultado do banco”. O dirigente destacou que o Banestes registrou lucro de R$ 330 milhões no ano passado, aumento de 35,5% em relação ao ano de 2021. Desse total, R$ 171 milhões foram destinados para os cofres públicos do governo do Estado, acionista controlador do banco. “Esse é um recurso que retorna para financiar, por exemplo, projetos sociais. Se o governo vai abrindo mão dos principais ativos do banco, mais à frente esses resultados ficarão comprometidos”, adverte Idelmar.

Ao final da reunião as entidades entregaram um documento a Casagrande reafirmando os compromissos firmados pelo governador. Entre outros pontos, as entidades destacam que até o momento não foram instituídos espaços diretos de diálogos e escutas ativas visando a implementação das propostas constantes no pacto assinado, conforme compromisso assumido publicamente pelo governador. O documento ainda questiona: “Quando a sociedade, por meio dos movimentos organizados, será convidada a construir essas políticas”.

Os movimentos ressaltam ainda que as questões registradas no documento serão discutidas pelas entidades entre os dia 24 e 28 de abril.

Fonte: Sindicato dos Bancários/ES