Sindicato dos Bancários/ES realiza mais um ato em protesto à reestruturação imposta pelo Banco do Brasil

O Sindicato dos Bancários/ES realizou mais um ato em protesto à reestruturação imposta pelo Banco do Brasil, que vem fechando agências e demitindo funcionários. A mobilização desta quarta-feira, 24, aconteceu em frente à agência do BB na Fernando Ferrari, em Vitória, que está na lista das unidades que devem ser fechadas. O BB planeja fechar, transformar em lojas ou postos de atendimento ao menos 15 agências no Espírito Santo (veja lista no final deste texto). A mobilização desta quarta faz parte do calendário nacional de luta contra a reestruturação do BB

Seguindo todas as medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde, o Sindicato organizou um café da manhã para recepcionar clientes e a comunidade em geral que utilizam os serviços bancários da agência. Durante esse bate-papo, diretores e diretoras do Sindicato explicavam as consequências do plano de reestruturação para a comunidade da região e para os bancários e as bancárias do BB.

Apoio da comunidade

A diretora do Sindicato dos Bancários/ES Evelyn Flores avaliou que o ponto alto do ato foi a presença e o apoio da comunidade contra a reestruturação. “Explicamos que o fechamento de agências e as demissões em massa de funcionários fazem parte de um processo de desmonte do banco com vistas à privatização da empresa”.

A dirigente acrescentou que o Governo Bolsonaro, sob a batuta do ministro da Economia, Paulo Guedes, está criando as condições para vender o banco. “As pessoas precisam saber que um patrimônio público que tem uma história de mais de 200 anos de serviços prestados ao povo brasileiro está prestes a ser entregue de mãos beijadas ao capital especulador do mercado financeiro. Por isso é tão importante que a comunidade manifeste seu descontentamento em cada uma das localidades em que uma agência está na iminência de ser fechada e diga não ao desmonte do BB”, afirmou Evelyn.

Ricardo Rios, da Fetraf/RJ-ES, também destacou a participação popular em defesa da manutenção da agência na Fernando Ferrari. Segundo Rios, o ato contou com a presença de lideranças comunitárias de todos os bairros que compõem a região da Grande Goiabeiras: Solon Borges, Boa Vista, Goiabeiras Velha, Jabour, Bairro República e Maria Ortiz. “As lideranças comunitários se disseram indignadas com a notícia. Por causa do ato, muitas moradores da região ficaram sabendo que a agência está na iminência de encerrar suas atividades”, sublinhou o dirigente.

Mobilização

Rubens Lopes Faria (foto ao lado), 71 anos, líder comunitário de Solon Borges, resumiu o fechamento da agência: “É uma tremenda sacanagem o que estão fazendo com a comunidade da região e com os funcionários do banco. É muita insensibilidade da direção do banco fazer demissões em um momento de pandemia. Já temos milhões de desempregados por todo o Brasil”. Faria disse ainda que o fechamento da agência causará muitos transtornos especialmente para os idosos da região que utilizam o banco. “Em Solon mesmo temos uma população grande de idosos que usam os serviços da agência. Como ficam essas pessoas. Terão que se deslocar até Jardim da Penha?”, questionou.

Nizete Marques (foto abaixo), 55 anos, vice-presidente da escola de samba “Chegou o que Faltava” e voluntária na ONG Fazenda da Esperança, que trabalha com a reabilitação de dependentes químicos, disse que várias pessoas da comunidade a procuraram nos últimos dias para confirmar a informação sobre o fechamento da agência. Nizete disse que todos foram pegos de surpresa.

“Ninguém sabia de nada. O banco não me avisou sobre o fechamento. E olha que eu sou correntista nesta agência. É uma total falta de respeito com a comunidade. As pessoas do bairro me perguntaram: ‘Você não vai fazer nada?’. Vou sim, respondi. Por isso estou aqui hoje. Para fazer a resistência. Porque temos que lutar quando não aceitamos uma decisão que prejudica a comunidade. Essas coisas vêm lá de cima. Eu sei que é difícil reverter, mas vamos fazer a luta”, disse Nizete. Ela disse ainda que se não fosse a pandemia a mobilização concentraria um número muito maior de populares. “A pandemia dificulta tudo, até nossa luta”, lamentou.

Os líderes comunitários que estiveram no ato, assim como a presidente da Associação das Paneleiras e o presidente da Associação Comercial de Goiabeiras, comprometeram-se a fazer circular pelos bairros o abaixo-assinado contra o fechamento da agência. “Hoje mesmo vou começar a ir atrás das assinaturas”, prometeu Rubens Lopes Faria. “Vamos nos mobilizar para reverter essa injustiça. Eu tenho conta em outro banco, mas se conseguirmos evitar o fechamento, prometo que abro uma conta na agência do Banco do Brasil de Goiabeiras”.

Reestruturação do BB no ES

Agências previstas para fechamento:

  • Av. Fernando Ferrari (3084)
  • Leitão da Silva (2921)
  • Expedito Garcia (5978)
  • Jardim Limoeiro (5979)
  • Rodovia Carlos Lindenberg (8066)
  • Itaipava (4442)
  • Santos Neves (4672)
  • Pedro Canário (4579).

Agências previstas para serem transformadas em lojas:

  • Ibiraçu (2112)
  • Lagoa do Meio (5800)
  • Piúma (4557)
  • São Silvano (4290).

Agências previstas para serem transformadas em Postos de Atendimento:

  • Itapoã (3195)
  • Rio Novo do Sul (3760)
  • São José do Calçado (4558).

Confira as fotos do ato desta quarta-feira, 24, em frente à agência do BB Goiabeiras