Sindicato dos Bancários/ES retarda abertura de agência do Banestes em uma hora

Quem precisou ir à agência Banestes no Centro de Guarapari nos últimos meses deve ter tido a impressão de que estava entrando num verdadeiro canteiro de obras. Em reforma desde o início deste ano, as obras têm causado transtornos para funcionários e clientes. Na manhã desta última quarta-feira, 28, o Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, filiado à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), fez uma ação no local em repúdio às péssimas condições de trabalho às quais os funcionários estão submetidos. No protesto, os dirigentes sindicais retardaram a abertura da agência Guarapari em uma hora. O Sindicato aproveitou para conversar com os funcionários sobre o problema.

Jonas Freire, secretário-geral do Sindicato, diz que o protesto desta quarta foi bastante positivo. “Abordamos os clientes para alertá-los sobre o descaso do banco com o bem-estar deles. Conseguimos nos reunir também com os funcionários e atualizá-los sobre as cobranças recorrentes que o Sindicato tem feito ao banco, pedindo uma solução para o problema”. Jonas explicou aos funcionários que nas reuniões com o Sindicato a direção do Banestes prometeu que iria apresentar uma solução, mas, na prática, tudo continua na mesma.

Dirigentes se reuniram com os funcionários para explicar que o Sindicato já fez várias cobranças ao banco pedindo uma solução para o problema

“Os clientes devem estar pensando duas vezes para tentar evitar pôr os pés na agência, mas os funcionários não têm escolha. São obrigados a conviver com o barulho enlouquecedor de máquinas, respirar poeira de construção e ainda correm o risco de sofrer acidentes, porque precisam driblar tubulações, fiações elétricas e outras ‘armadilhas’ presentes numa obra”, afirma Jonas.

O dirigente adverte que o problema não é restrito à agência Guarapari. “As reformas sem o devido planejamento e sem um plano para mitigar os efeitos sobre as condições de trabalho dos funcionários têm sido recorrentes na rede de agências do Banestes. Para não assumir olho no olho que não pretendem fazer nada, a estratégia dos interlocutores do Banestes têm sido fazer promessas vazias nas reuniões”, critica Jonas. “Efetivamente, o banco não fez absolutamente nada para amenizar essa situação”, completa.

Jonas afirma que o Sindicato seguirá cobrando soluções do banco, organizando novos protestos e mobilizando funcionários e clientes sobre a falta de cuidado do Banestes com seus trabalhadores e correntistas.

Confira as fotos da ação desta quarta, 28, na agência Guarapari
(Fotos: Sérgio Cardoso/Sindibancários/ES)