Sindicatos da base fazem Dia de Luta por avanço nas negociações

Os sindicatos da Baixada Fluminense, Campos, Petrópolis, Rio, Teresópolis e Três Rios fizeram paralisações e manifestações pelo Dia Nacional de Lutas dos Bancários neste dia 22 de agosto. O motivo das atividades foi o ritmo lento das negociações com os banqueiros e, principalmente, a postura dos banqueiros, que vêm negando todas as reivindicações.


Na Baixada, os sindicalistas percorreram em caravana as agências de Nilópolis e Mesquita na quinta-feira e Magé e Queimados na sexta-feira. Em Campos houve retardamento da abertura em duas horas, com concentração no Santander, em função da onda de demissões. Os bancários de Petrópolis também focaram no banco espanhol, em solidariedade à morte do bancário e da vigilante em Angra dos Reis. No Rio de Janeiro, houve manifestação em frente ao prédio da Caixa na avenida Almirante Barroso, onde funciona a administração do banco no estado. O Calçadão do centro de Teresópolis foi o local escolhido pelos sindicalistas para realizar uma manifestação, devido à proximidade da maioria das agências bancárias e à grande circulação de pessoas. Em Três Rios o sindicato fez manifestação nas portas das agências, distribuindo cachorro-quente, em referência à “cachorrada” dos banqueiros na mesa de negociação.


Luto


Em Angra dos Reis, o sindicato espalhou pelas agências um cartaz com a palavra LUTO, para protestar contra o descaso do Santander com a segurança. Na última quarta-feira, o bancário Igor Henrique Batista Alves da Silva e a vigilante Verônica Soares, que trabalhavam no PAB da Eletronuclear, foram executados por bandidos durante um assalto. As agências do banco no centro de Angra, em Praia Brava e em Mambucaba não abriram nem na quinta, nem na sexta-feira.




 


 


 


 


 


 


 


 


 


Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES