Sindicatos da base da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) realizaram, nesta quinta-feira, 26 de junho, atos pela Jornada Internacional de Luta Banco Santander, que ocorreram em todo o país.
Os trabalhadores do Santander estiveram mobilizados nesse dia contra as violações de direitos trabalhistas, fechamento de agências e demissões, terceirização, precarização das condições de trabalho, dos serviços e do atendimento e contra as práticas antissindicais cometidas.
A atuação internacional foi iniciada e organizada por entidades representativas dos bancários nas Américas.
Esta campanha de denúncias das práticas abusivas da direção do Banco Santander segue encampada pelas entidades organizadas pelo Comando Nacional dos Bancários, inclusive numa nova fase, com abordagem redimensionada e materiais atualizados, mantendo a tônica definida nacionalmente.
Os compromissos das entidades para a Jornada Internacional de Luta Banco Santander são:
Chega de demissões!
Chega de terceirização e precarização!
Chega de assédio e de práticas antissindicais!
Onde há abuso, há resistência!
Onde há injustiça, há organização!
A campanha seguirá e se intensificará, na expectativa do engajamento de todas e todos frente às políticas predatórias do Banco Santander, que, à custa do emprego decente, mira no aumento de sua lucratividade para remessa à matriz.