Sindicatos se mobilizam contra reestruturações em unidades de varejo do Santander

Nesta terça-feira, 26 de julho, Sindicatos dos Bancários da base da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES), e de todo o país, se mobilizaram e realizaram diversos atos contra reestruturações em unidades de varejo do Banco Santander.

As manifestações tem como objetivo, debater o recente anúncio de reestruturações em agências e os seus potenciais impactos contra os direitos dos trabalhadores. Além de tentar impedir os ataques aos trabalhadores e de estabelecer processo negocial entre as partes, para construção de alternativas que não passem por estas, impostas pelo banco.

Parte das medidas apresentadas pelo banco, como a extensão do horário de atendimento gerencial das 9h às 17h, desde o dia 18 de julho, a terceirização de serviços, a extinção da função de Gerente de Atendimento, além das demissões continuadas, podem atingir um expressivo contingente de funcionários.

Após os protestos, o banco entrou em contato com a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander e se comprometeu a fazer uma conversa presencial para tentar chegar a uma solução para o caso.

BAIXADA FLUMINENSE

O Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense percorreu agências em Duque de Caxias e de São João de Meriti. Em São João de Meriti, houve retardamento de uma hora na abertura da agência 3306, localizada no centro. Em Duque de Caxias, foram realizados atos com intervenções no interior das agências, distribuição de informativos e exibição da faixa sobre a campanha salarial, nas agências Presidente Kennedy e Brigadeiro Lima e Silva.

ESPÍRITO SANTO

Diretoras e diretores do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo (Sindibancários/ES) estiveram nas agências Glória, em Vila Velha, e Reta da Penha, em Vitória, distribuindo jornal, conversando com bancários e clientes sobre a situação de assédio moral, sobrecarga de trabalho e prejuízos das mudanças efetuadas pelo banco espanhol no funcionamento das agências. Houve retardamento da abertura das agências em meia hora.

ITAPERUNA

Houve panfletagem na frente da agência do Santander da região, realizada pelo Sindicato dos Bancários de Itaperuna e Região , além de conversa com bancárias e bancários, antes da abertura da agência.

MACAÉ

O Sindicato dos Bancários de Macaé e Região paralisou o atendimento da agência 3190 até as 11 horas. Também exibiu faixas, conversou com funcionários e com a população, para explicar os motivos do protesto.

NOVA FRIBURGO

O ato realizado pelo Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo e Região, contou com carro de som, panfletagem e bate papo com funcionários do Santander, explicando a situação que vem ocorrendo.

TRÊS RIOS

O Sindicato dos Bancários de Três Rios e Região paralisou por uma hora o atendimento da agência do Santander. E, também, conversou com bancárias e bancários, sobre o que podem acarretar estas reestruturações impostas pelo banco.

*Confira mais fotos em nossas redes sociais